DNA da marca STIHL
Descubra como a STIHL tem facilitado o trabalho das pessoas na natureza e com ela há mais de 95 anos.
26.06.2025

STIHL BREVE RETRATO
O Grupo STIHL desenvolve, fabrica e distribui ferramentas motorizadas para agropecuária, trabalhos florestais, manutenção de paisagens, setor de construção e proprietários de jardins particulares. Os produtos STIHL são geralmente vendidos através de revendedores especializados - com 44 de nossas próprias empresas de vendas e marketing, cerca de 120 importadores e mais de 55.000 revendedores em mais de 160 países. A STIHL também tem suas próprias lojas on-line, que serão expandidas internacionalmente nos próximos anos.

A STIHL fabrica em sete países ao redor do mundo - Alemanha, EUA, Brasil, Suíça, Áustria, China e Filipinas.
Desde 1971, a STIHL é a marca de motosserras mais vendida no mundo. A empresa foi fundada em 1926 e está sediada na Alemanha em Waiblingen, perto de Stuttgart.
"Tornar mais fácil para as pessoas trabalharem na natureza e com ela."
Andreas Stihl, fundador da empresa

Espírito pioneiro por mais de 95 anos
Tudo começou em 1926: Andreas Stihl fundou sua empresa e desenvolveu sua primeira motosserra. Essa invenção revolucionou o trabalho florestal e fez da STIHL uma líder global de mercado e tecnologia. O segredo do sucesso até hoje? Desenvolver inovações revolucionárias repetidas vezes com o espírito pioneiro do fundador da nossa empresa. Por exemplo, com tecnologia de bateria, soluções digitais, robótica e inteligência artificial. Somos apaixonados por isso e buscamos nos desenvolver constantemente. Tudo para facilitar o trabalho de nossos clientes na e com a natureza.

Nossos valores de conexão em todo o mundo
A STIHL emprega pessoas de todo o mundo e está presente em mercados globais. É por isso que é importante para nós ter valores que nos conectem além das fronteiras nacionais e determinem nossas ações. O sucesso sustentável é a recompensa pelo desenvolvimento contínuo e pela operação de empresas com base em princípios de longo prazo e diretrizes obrigatórias. Como uma empresa familiar, estamos convencidos disso. E essa aspiração se reflete em nossa cultura e valores corporativos. Assim como a empresa, nossos valores cresceram e são revividos e desenvolvidos dia após dia.
Queremos continuar a impressionar nossos clientes com a qualidade superior de nossos dispositivos e serviços. Nosso objetivo é que as pessoas que compram produtos STIHL não fiquem apenas satisfeitas com a STIHL, mas inspiradas. Junto com os revendedores, construímos relacionamentos sustentáveis com os clientes. Nesse processo, nossas atividades visam criar um relacionamento próximo, pessoal e emocional entre o cliente final e a marca. Cada ferramenta é tão boa quanto o serviço que a acompanha. É por isso que oferecemos soluções de serviço abrangentes e excepcionais para o mercado por meio de revendedores.
Os mercados globais oferecem potencial de crescimento, mas também espaço para mais concorrência. Ambos exigem um alto grau de agilidade da STIHL. Queremos ser a marca líder de nosso setor em todo o mundo e expandir ainda mais nossa posição no mercado global. Para conseguir isso, criamos padrões globais e sinergias em todos os estágios da cadeia de valor, ao mesmo tempo em que estamos próximos das necessidades locais de nossos mercados. A rede global de vendas e a rede internacional de produção são a base do sucesso da STIHL. Seguimos uma política de localização equilibrada e fabricamos produtos em todo o mundo de acordo com os mais altos padrões de produção e qualidade.
Como uma empresa familiar, a STIHL tem uma responsabilidade especial tanto pelas pessoas quanto pela natureza. Por esse motivo, garantir o mais alto grau de saúde e segurança, tanto para nossos funcionários quanto para nossos produtos, é um de nossos princípios básicos. Cuidamos dos recursos naturais por meio do uso de processos e produtos eficientes e sustentáveis. Mantemos uma colaboração de longo prazo e baseada em parcerias com revendedores, fornecedores e parceiros comerciais. Baseamos tudo o que fazemos nos valores básicos de honestidade, conformidade com a lei e justiça. Defendemos uma cultura corporativa aberta e de confiança e promovemos o pensamento empreendedor e a ação autônoma.
Saiba mais sobre nossas iniciativas de Sustentabilidade!
Queremos estabelecer padrões nas áreas de tecnologia e inovação. Para isso, impulsionamos o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Nosso impulso interno é uma forte inovação cultural, que faz uso das mais recentes tecnologias, processos e conhecimento de mercado em todas as áreas da empresa. Ao usar tecnologias digitais, queremos estar em uma posição de liderança com nossos dispositivos e serviços e em nosso contato com os clientes, além de abrir novos modelos de negócios e potencial de faturamento. O mesmo se aplica à rede digital entre pessoas, máquinas e produtos.
A STIHL é sinônimo de qualidade superior, e continuará sendo no futuro. Isso forma a base para o sucesso no mercado e o crescimento lucrativo, além de salvaguardar nossa autonomia empresarial a longo prazo. Um alto grau de orientação para serviços ao longo de toda a cadeia de valor é essencial para isso. Por meio de condições ideais e liderança baseada em parcerias, possibilitamos que nossos funcionários liberem todo o seu potencial para que possam cumprir a promessa de qualidade para os clientes em todas as áreas da empresa. Somos um empregador atraente que identifica e apoia indivíduos talentosos.

O SUCESSO DA STIHL EM NÚMEROS
O Grupo STIHL alcançou um recorde de vendas de 5,5 bilhões de euros em 2022. Isso corresponde a um crescimento de 8,6% em comparação com o ano anterior. 90% das vendas foram geradas fora da Alemanha. A tendência para ferramentas elétricas sem fio continuou. O Grupo STIHL registrou um ligeiro declínio no segmento de gasolina.
CRESCER COM SUA PRÓPRIA ENERGIA
Com um alto índice de patrimônio líquido de 60%, a estrutura de capital do Grupo permanece muito sólida. Isso significa que a STIHL pode continuar a financiar investimentos com seus próprios fundos líquidos. Como nos anos anteriores, os investimentos foram significativamente superiores à depreciação. O desenvolvimento positivo dos negócios levou a um crescimento de 2,3% na força de trabalho para 20.552 funcionários em todo o mundo (data efetiva: 31 de dezembro de 2022). Mais informações sobre o ano fiscal de 2022 podem ser encontradas no Relatório Anual da STIHL e no Relatório Anual on-line.

MULHERES EM CARGOS DE GERÊNCIA
Vivemos a igualdade de oportunidades e incentivamos ativamente as mulheres a seguir uma carreira na STIHL. Somente o desempenho, a habilidade e o potencial são importantes para nós. Quatro dos doze membros do Conselho de Supervisão são mulheres, o que significa que a proporção de mulheres no Conselho de Supervisão da STIHL AG está acima da proporção exigida de 30 por cento.

50 anos de produção no Brasil
Em 1973, a STIHL iniciou sua produção em São Leopoldo/RS. De lá para cá, inúmeras histórias foram construídas com base em muito trabalho e dedicação. A todos que fizeram parte dessa história, o nosso muito obrigado.