Sustentabilidade
Na qualidade de uma empresa com uma forte conexão com a natureza, eventos que provocam alterações climáticas nos afetam profundamente. É por isso que a STIHL decidiu intensificar seu atual compromisso de sustentabilidade e dar a ele um enfoque mais estratégico.
07.05.2024
Sustentabilidade
Na qualidade de uma empresa com uma forte conexão com a natureza, eventos que provocam alterações climáticas nos afetam profundamente. É por isso que a STIHL decidiu intensificar seu atual compromisso de sustentabilidade e dar a ele um enfoque mais estratégico.
A finalidade da estratégia é consolidar as atividades de sustentabilidade existentes e dar a elas um impulso adicional significativo. Para isso, três áreas focais estratégicas foram estabelecidas, às quais nos referimos como Ecossistemas, Economia Circular e Cuidado.
Confira mais informações sobre o Relatório de Sustentabilidade da STIHL.
Ecossistemas
A biodiversidade é a base da vida em nosso planeta. Ela vai além da diversidade das espécies, envolvendo também a diversidade genética e de ecossistemas. Nesse contexto, todos os elementos devem estar em equilíbrio para que um ecossistema seja saudável.
Consciente da importância da preservação ambiental, a STIHL criou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que busca aperfeiçoar os processos de proteção ambiental e garantir a melhoria contínua relacionada aos produtos e serviços da STIHL.
O SGA está baseado nas normas da ISO 14001 e abrange o Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar, da Água e do Solo. Além disso, a STIHL investe na conscientização da comunidade, de suas Concessionárias, de fornecedores e de seus funcionários quanto à relevância das questões ambientais.
Economia circular
A economia circular tem um papel fundamental na estratégia de sustentabilidade da STIHL. O objetivo de uma economia circular sustentável é minimizar o uso de recursos e a produção de resíduos através de uma variedade de abordagens.
Em sintonia com esse objetivo, a STIHL visa aperfeiçoar seus processos e produtos a fim de conservar recursos. Ao desenvolver novos produtos, por exemplo, prestamos atenção especial ao uso de componentes que possam ser reciclados.
Economia circular e gestão de materiais
A STIHL preocupa-se com a destinação correta dos resíduos e contribui com associações locais.
Papel e plástico: a STIHL apoia seis cooperativas de reciclagem de São Leopoldo por meio das doações de resíduos recicláveis gerados na fábrica. A iniciativa impacta, diretamente, mais de 100 famílias gaúchas, gerando renda para movimentar a economia local, além de proporcionar a destinação correta dos detritos.
E para ampliar esta contribuição com o objetivo de aprimorar a gestão do trabalho realizado nas cooperativas, a STIHL financiou, em 2020, em parceria com o Sebrae/RS, 85% de uma capacitação dedicada a esse objetivo dentro da estrutura já estabelecida. O foco é, após o diagnóstico do estágio de maturidade de gestão de cada cooperativa, ampliar o conhecimento em áreas como: controle financeiro, prestação de contas, fluxo de caixa, planejamento empresarial, desenvolvimento de lideranças e empreendedorismo. São mais de 50 horas de consultoria, oficinas e palestras.
Além disso, a STIHL também estrutura periodicamente reuniões para o compartilhamento dos projetos na sede da empresa para estimular a troca de experiências entre os líderes e os principais envolvidos em cada uma das instituições.
Sobras de alimentos e resíduos de jardinagem: todas as sobras de alimentação são incorporadas aos nossos resíduos de corte da grama, galhos e podas e é enviado para compostagem, retornando em adubo para nossos jardins.
Lâmpadas de mercúrio: em 2022, foram recicladas 4.770 unidades de lâmpadas, com 0% de passíveis ambientais em aterros. As lâmpadas são destinadas para a empresa Apliquim Brasil Recicle.