Dicas para roçadeiras: Como trabalhar com a roçadeira

Com as dicas da STIHL, prepare bem a sua roçadeira antes da uso e, depois, faça uma manutenção de nível profissional, para que a máquina funcione durante muito tempo.

Você vai aprender, por exemplo, qual é a mistura correta e como ligar a sua roçadeira. Além disso, o nosso guia mostra como substituir a ferramenta de corte, se for preciso.

Como escolher uma roçadeira

Para facilitar a manutenção de áreas verdes, seja em casa ou profissionalmente, o ideal é utilizar uma boa roçadeira.

Além disso, é importante escolher o modelo correto de acordo com a sua necessidade. Confira aqui algumas dicas para escolher a roçadeira ideal.

Escolha sua tecnologia

É possível encontrar roçadeiras a combustão, elétricas e a bateria. Conheça um pouco sobre cada uma: 

Roçadeiras a combustão (gasolina) – Para quem deseja realizar atividades em ambientes ao ar livre, longe de rede elétrica e usufruir da liberdade de movimentos, já que o abastecimento dessas máquinas pode ser feito em qualquer lugar. Os equipamentos a gasolina possuem diferentes faixas de potência, aplicações, características e conjuntos de corte. Estão disponíveis modelos que vão desde os destinados ao uso ocasional até os indicados para jardinagem profissional, agropecuária e manejo sustentável.

Roçadeira elétrica – Leve, silenciosa, livre de emissões e fácil de operar: se houver uma tomada por perto, é possível trabalhar sem interrupções. As roçadeiras elétricas são ideais para uso ocasional e em jardinagem doméstica.

Roçadeira a bateria – Os produtos a bateria são indicados para atividades em ambientes fechados, assim como para trabalhos em casa, no jardim ou em áreas sensíveis ao ruído, como zonas residenciais, espaços de lazer, universidades e hospitais. São livres de emissão de gases e têm baixo ruído, além de proporcionar grande liberdade de movimentos.

  • Considere qual trabalho você deseja realizar. Para trabalhos de jardinagem residencial, prefira as roçadeiras elétricas, a bateria ou a combustão de baixa potência. Para trabalhos profissionais, escolha uma roçadeira mais potente.
  • O conjunto de corte utilizado fará toda a diferença na utilização da roçadeira. Existem vários tipos de conjuntos de corte disponíveis, confira mais informações sobre conjuntos de corte.
  • Lembre-se de checar a compatibilidade das ferramentas de corte com cada roçadeira. 
  • Procure por máquinas com bom balanceamento e boa relação peso-potência: leve para manusear e com boa potência para o trabalho.
  • Facilidade de uso é um fator importante na decisão de qual roçadeira comprar. A roçadeira é fácil de dar a partida? Tem comandos fáceis e acessíveis para o operador? Oferece atributos de segurança e de conforto?
  • Ao procurar um ponto de venda, questione sobre a potência que você precisa para determinado serviço. A rede de lojas STIHL está à disposição para lhe apresentar os modelos de roçadeira mais apropriados para você.
  • Proteção é fundamental: não se esqueça de levar para casa os equipamentos de proteção individual e utilizá-los sempre que operar a roçadeira. Utilize luvas, óculos e protetores auriculares, além de sapatos antiderrapantes. Não utilize roupas soltas que possam atrapalhar o trabalho.
  • Certifique-se de não acionar sua roçadeira próximo a pessoas e animais de estimação, para evitar que qualquer pedaço de grama ou outro objeto que porventura esteja no solo seja arremessado contra eles.

 

antes da utilização: como trabalhar com a roçadeira 

Antes de começar a trabalhar com a roçadeira STIHL, é importante saber como trabalhar com a roçadeira de forma segura e eficiente. Uma pequena preparação faz toda a diferença.

como trabalhar com a roçadeira: dicas para depois da utilização

Depois de utilizar a roçadeira, é fundamental que a limpeza e o armazenamento sejam feitos da forma correta. Com as nossas dicas e instruções, você não terá problemas para fazer a manutenção profissional do seu aparelho e ainda  poderá desfrutar da sua máquina por muito mais tempo.

Mais dicas para o seu jardim