Quando se trata de folhas caídas ou sobras da poda de cercas vivas e arbustos, os resíduos podem se acumular rapidamente no jardim da sua casa ou até mesmo na rua. Saiba mais sobre como eliminar os resíduos dos espaços verdes. Optar por um serviço de recolha de resíduos verdes, usar um triturador ou fazer compostagem doméstica podem ser boas opções.
O acúmulo do lixo nos espaços verde é extremamente variada, assim como as suas possibilidades de eliminação. Em síntese, diz respeito a matéria orgânica, como folhas, grama, ramos e fruta. No entanto, é importante levar em conta que os resíduos dos espaços verdes não deixam de ser resíduos e que a eliminação não-autorizada pode ser considerada despejo ilegal de resíduos ou outro tipo de infração. Não despeje os seus resíduos verdes em florestas ou áreas públicas, nem em propriedades de terceiros sem autorização.
Opções de eliminação de resíduos verdes
É possível transformar os seus próprios resíduos dos espaços verdes em composto e adubo. Muitas áreas do Reino Unido também transformam os resíduos verdes em composto à escala industrial. As condições não são iguais em todo os paises: poderá ter de pagar uma taxa para obter sacos de resíduos dos espaços verdes ou um recipiente ou ter de levar os seus resíduos verdes para um centro de reciclagem. Se recorrer a serviços privados de eliminação de resíduos, recomendamos que se certifique de que estes estão devidamente acreditados pela agência ambiental e outros organismos pertinentes.
Existem sacos especiais para recolher os resíduos dos espaços verdes na sua propriedade. Siga as instruções sobre como deve enchê-los e fechá-los.
Se o seu município lhe disponibilizar um recipiente de lixo próprio, isso irá facilitar a eliminação de resíduos dos espaços verdes ao longo do ano. Em alguns casos é necessário pagar uma taxa, mas com isso você não precisa se preocupar com a eliminação de resíduos verdes volumosos, como resíduos de árvores. Dado que os resíduos recolhidos do espaço verde são muitas vezes compostados de forma industrial, não há problema em misturar ervas daninhas e restos de madeira. A única dica é tentar eliminar o máximo de terra destes recipientes.
Se tiver resíduos muito grandes que não podem ser compostados, a indicação é descartas eles nos centros de reciclagem. Entretanto é preciso se certificar antes que eles aceitam todo o tipo de resíduos dos espaços verdes. Veja na sua área quais as opções de recolha de resíduos verdes.
Se não for prático transportar muitos resíduos dos espaços verdes, uma outra opçõa é procurar empresas privadas de eliminação de resíduos. No entanto, veja se estão acreditadas; se fizerem uma descarga bruta dos seus resíduos, poderá ser processado.