Pular para o conteúdoPular para o rodapé

Cortar arbustos: como dominar a poda de arbustos

Os nossos guias práticos mostram-lhe como cortar o seu arbusto corretamente. Com dicas úteis para diferentes plantas, tamanhos e formas.

Vista geral: Cortar arbustos 

  • Podar osarbustos/cercas vivas em flor de primavera apenas após a floração

  • Antes de topiárias ligeiras no verão (março a setembro), certifique-se de que não existem ninhos no arbusto

  • Também é possível uma poda mais intensa depois de 1 de outubro

  • Encurtar os rebentos novos para um terço

  • Podadoras para arbustos à altura do peito, Podadores de altura para arbustos/cercas vivas altas

  • Formar topiárias de arbustos grandes e pequenos

Por norma, os arbustos podem ser podados de novembro a fevereiro. São permitidas podas de manutenção ligeiras no arbusto durante todo o ano, desde que não haja animais em períodos de nidificação no arbusto.

 

A altura ideal para podar um arbusto é na primavera. Pouco antes de os arbustos criarem rebentos, deve-se fazer a poda propriamente dita. Tenha atenção as disposições legais e certifique-se de que não existem pássaros no arbusto.

Ao cortar o arbusto, o tempo deve ser ameno. Um dia nublado com temperaturas positivas é ideal para começar a trabalhar. Por outro lado, demasiado sol ou calor podem secar e destruir os pontos de corte fresco. O mesmo acontece com temperaturas negativas, uma vez que nestas condições os pontos de corte saram lentamente e ficam quebradiços.

Se um vizinho pode ou não exigir uma poda dos arbustos/cerca vivas é uma questão jurídica que não tem regulamentação uniforme em todas as câmaras municipais. As distâncias até à extremidade de um terreno e a altura dos arbustos/cercas vivas são regulamentadas pelos estados federais. O melhor é perguntar diretamente na sua associação de moradores e/ou prefeitura municipal em que medida a vizinhança pode exigir o corte e como este assunto do foro de direito de vizinhança é definido de forma concreta.

A altura de um arbusto/cerca viva depende do seu local de residência. Um arbusto/cerca viva para delimitar o espaço não deve ter mais de dois metros. Informe-se junto da sua associação de moradores ou prefeitura do seu município para evitar possíveis problemas com as autoridades.

A frequência com que deve podar a seu arbusto/cerca viva depende das plantas nela existentes. 

Pelo menos, uma vez por ano: teixo, bérberis, louro-cerejo, cedro-branco, tuia velha
Pelo menos, duas vezes por ano: alfena, carpa, bordo-comum, faia púrpura, tuia jovem (após o primeiro ano) 

Para um crescimento saudável e formas de poda duradouras, os arbusto/cercas vivas devem ser podadas cerca de duas vezes por ano.

Na primavera, até ao início de março, dá-se a chamada poda de primavera. Isto significa que se faz uma poda intensa dos arbustos/cercas vivas e se delineiam as formas.

Durante o verão, é mais uma questão de ir mantendo as formas: quando se observarem irregularidades à medida que as folhas crescem, estas devem ir sendo compensadas. Corta-se a produção anual em cerca de dois terços, removendo assim os rebentos que interferem e que estão foras das linhas dos restantes.

Se necessário, também pode ser efetuada uma poda mais intensa no outono, a partir de 1 de outubro.

Cortar arbustos/cercas vivas corretamente: Tipos de arbustos/cercas vivas em resumo

Cuidado com arbustos venenosos

Alguns arbustos são venenosos. Como as sementes das bagas de teixo são particularmente venenosas, o teixo não é adequado para casas com crianças ou animais de estimação.

 

Os rebentos cortados de tuia, louro-cerejo e ciprestes devem ser manuseados apenas com luvas.

 

Também é preciso ter cuidado com a alfena e o buxo. Por isso, ao conceber e cuidar dos seus arbustos, assegure-se de que usa o equipamento/vestuário de proteção adequado.

Uma mulher corta uma cerca viva/arbusto verde longa e alta com uma podadora a bateria STIHL HSA 56, com árvores altas atrás
Tuia densa e verde junto a um caminho
Sebe de cipreste numa entrada em frente a um portão cinzento bonito
Uma mulher num espaço verde a cortar um arbusto com a podadora STIHL HS 82

A partir do segundo ano, os arbustos podem ser aparados.

Aparar e cortar arbustos jovens 

Depois de plantar um arbusto, é importante não a cortar por algum tempo. No segundo ano, o jovem arbusto de jardim pode ser aparado e colocado na forma desejada. O rebento principal deve permanecer intacto até que o arbusto atinja a altura planejada. Todos os outros rebentos são cortados pela metade.

Uma mulher a esticar um fio para orientação antes de cortar um arbusto/cerca viva.

Um fio esticado facilita o corte correto.

O procedimento correto para a poda de arbustos/cercas vivas 

Corte o crescimento anual lateral em dois terços e deixe que os ramos principais cresçam até à altura desejada.  

No caso de arbustos/cercas vivas que perderam toda a sua forma ou que tenham grandes lacunas, só resta a solução da poda radical. Mas tenha cuidado: as coníferas não voltam a rebentar se a poda afetar a madeira. Por isso, mesmo no caso de podas de manutenção regulares, não deve cortar as coníferas na madeira antiga. Apenas os teixos aguentam cortes mais arrojados.

Técnica de poda para arbustos/cercas vivas de altura média com o podadoras

Uma mulher a cortar um arbusto verde com uma podadora a bateria STIHL HSA 56
Corte as laterais com movimentos em arco.

Corte lateral vertical dos arbusto/cercas vivas: comece por cortar pela lateral do arbusto/cerca viva na vertical com movimentos em arco e utilizando os dois gumes.

Uma mulher a topiar um arbusto com uma podadora a bateria STIHL HSA 45
Procure um ângulo adequado ao cortar a parte superior.

Cortar arbustos/cercas vivas na parte superior: ao podar a parte superior, o sabre de corte é orientado horizontalmente num ângulo de zero a dez graus. Com movimentos semicirculares, as aparas são retiradas dos arbustos.

Podar arbustos em formato trapezoidal

Nos arbustos, a forma trapezoidal – em baixo, larga, em cima, estreita – impede a escassez de ramos inferiores, pois assim todos os rebentos recebem luz suficiente. 

Uma mulher corta o buxo com a minipodadora a bateria STIHL HSA 26 recorrendo a um molde de cartão em forma de bola

Um gabarito define a forma pretendida.

A topiária certa

Alguns proprietários e proprietárias de jardins querem transformar os seus arbustos e sebes, dando-lhes belas formas.
Usando um molde de cartão ou um fio esticado, conseguem-se topiárias perfeitas.

Arbustos/cercas vivas opacos(as): como eliminar os defeitos de estética

Muitas vezes, existe uma solução simples para os defeitos de estética no arbusto/cerca viva: muita luz. Pequenas falhas podem ser eliminadas rapidamente se o sol lá chegar. Por isso, remova ramos adjacentes ou o que quer que faça sombra para garantir uma luminosidade suficiente na falha. Cuidado com as tuias, uma vez que não perdoam cortes profundos na madeira.

As falhas maiores podem ser eliminadas fazendo passar os rebentos adjacentes por cima da área aberta, presos num pau direito ou numa cana de bambu. Os rebentos do arbusto/cerca viva fixam-se no pau sem os apertar.

Depois de podar os arbustos/cercas vivas, não se esqueça de eliminar as aparas. Se ficarem restos no gramado, o seu crescimento será prejudicado e podem surgir peladas.

A melhor forma de varrer aparas de poda é com uma vassoura de leque ou removê-las com um soprador a bateria, como o STIHL BGA 57. Em alternativa, também pode esticar uma superfície têxtil, por ex., um lençol velho, antes de podar o arbusto, para apanhar as aparas de relva. Especialmente em arbustos com folhas muito pequenas, como o buxo, isto poupa muito trabalho, pois as aparas podem ser recolhidas e eliminadas com facilidade.

Aparar arbustos com aparelho STIHL de qualidade comprovada

Tesouras e Serrotes de Poda
Podadores
Manutenção da podadora: a podadora à bateria STIHL HSA 56 é limpa com uma escova
Dicas para podadores
Homem numa escada a cortar arbustos/cercas vivas altos com a podadora de altura angular a bateria STIHL HLA 85

Os arbustos/cercas vivas altos(as) e largos(as) não são um problema para as podadoras de altura angulares.

Podadora de altura angular

Com uma podadora de altura angular STIHL, poderá alcançar arbustos/cercas vivas especialmente altas, compridas ou muito largas. O ângulo ideal pode ser ajustado confortavelmente no sabre de corte que pode ser rodada até 145 graus.

As podadoras de altura angulares são adequadas tanto para profissionais de paisagismo, como para utilizadores particulares mais exigentes.

Uma mulher com proteção auditiva e óculos de proteção a cortar um arbusto com uma podadora a gasolina STIHL HS 46

As podadoras são ideais para arbustos com altura até à cintura.

Podadoras

As podadoras STIHL são desenvolvidas especialmente para a manutenção exigente e sem grande esforço de arbustos de crescimento denso e particularmente compridos.

A lâmina de corte de dois gumes corta com precisão, tanto na horizontal como na vertical. As podadoras STIHL apresentam todas as suas capacidades ao podar arbustos com altura até à cintura ou até ao peito.

Podadoras a bateria 

As podadoras a bateria STIHL da classe de 36 V emitem menos ruídos ao podar arbustos e convencem com a sua elevada capacidade de corte, graças às potentes baterias de íons de lítio.

Podadoras elétricas

As podadoras elétricas STIHL proporcionam um corte preciso, um manejo confortável, uma geometria ideal das lâminas e um funcionamento silencioso e potente.

Podadoras a gasolina

As podadoras a gasolina STIHL são potentes ajudantes em terrenos grandes, bem como na manutenção profissional de parques e no paisagismo.

Mais para os entusiastas da jardinagem

Cuidados dos canteiros de jardim: canteiro elevado de bricolage, feito a partir de tábuas, num jardim à frente de casa
Cuidados com os canteiros de jardim
Mulher sorridente a cortar um ramo pequeno de uma árvore de fruto
Manutenção de árvores
Pequena casa com espaço verde; em primeiro plano, um banco de jardim sobre gramado verde
Cuidados do gramado