Cortar arbustos: como dominar a poda de arbustos

Aprenda a usar o podador de arbusto com eficiência. Nossos guias ensinam como cortar cada tipo de arbusto corretamente — com dicas práticas para tamanhos e formas.

Vista geral: Cortar arbustos 

  • Arbustos e cercas vivas que florescem na primavera devem ser podados apenas após o fim da floração.
  • Antes de realizar podas leves entre setembro e março, verifique se não há ninhos de pássaros nos arbustos.
  • Uma poda mais intensa pode ser feita a partir de abril, com o fim do verão.
  • Corte os novos brotos reduzindo cerca de um terço do comprimento.
  • Podadoras para arbustos à altura do peito, Podadores de altura para arbustos/cercas vivas altas

  • Arbustos pequenos e grandes podem ser modelados em topiarias conforme o formato desejado.

Cortar arbustos/cercas vivas corretamente: Tipos de arbustos/cercas vivas em resumo

Cuidado com arbustos venenosos

Alguns arbustos são venenosos. Como as sementes das bagas de teixo são particularmente venenosas, o teixo não é adequado para casas com crianças ou animais de estimação.

 

Os rebentos cortados de tuia, louro-cerejo e ciprestes devem ser manuseados apenas com luvas.

 

Também é preciso ter cuidado com a alfena e o buxo. Por isso, ao conceber e cuidar dos seus arbustos, certifique-se de que usa o equipamento/vestuário de proteção adequado.

A partir do segundo ano, os arbustos podem ser aparados.

Aparar e cortar arbustos jovens 

Depois de plantar um arbusto, é importante não a cortar por algum tempo. No segundo ano, o jovem arbusto de jardim pode ser aparado e colocado na forma desejada. O rebento principal deve permanecer intacto até que o arbusto atinja a altura planejada. Todos os outros rebentos são cortados pela metade.

Um fio esticado facilita o corte correto.

O procedimento correto para a poda de arbustos/cercas vivas 

Corte o crescimento anual lateral em dois terços e deixe que os ramos principais cresçam até à altura desejada.  

No caso de arbustos/cercas vivas que perderam toda a sua forma ou que tenham grandes lacunas, só resta a solução da poda radical. Mas tenha cuidado: as coníferas não voltam a rebentar se a poda afetar a madeira. Por isso, mesmo no caso de podas de manutenção regulares, não deve cortar as coníferas na madeira antiga. Apenas os teixos aguentam cortes mais arrojados.

Técnica de poda para arbustos/cercas vivas de altura média com o podadoras

Podar arbustos em formato trapezoidal

Nos arbustos, a forma trapezoidal – em baixo, larga, em cima, estreita – impede a escassez de ramos inferiores, pois assim todos os rebentos recebem luz suficiente. 

Um gabarito define a forma pretendida.

A topiária certa

Alguns proprietários e proprietárias de jardins querem transformar os seus arbustos e sebes, dando-lhes belas formas.
Usando um molde de cartão ou um fio esticado, conseguem-se topiárias perfeitas.

Arbustos/cercas vivas opacos(as): como eliminar os defeitos de estética

Muitas vezes, existe uma solução simples para os defeitos de estética no arbusto/cerca viva: muita luz. Pequenas falhas podem ser eliminadas rapidamente se o sol lá chegar. Por isso, remova ramos adjacentes ou o que quer que faça sombra para garantir uma luminosidade suficiente na falha. Cuidado com as tuias, uma vez que não perdoam cortes profundos na madeira.

As falhas maiores podem ser eliminadas fazendo passar os rebentos adjacentes por cima da área aberta, presos num pau direito ou numa cana de bambu. Os rebentos do arbusto/cerca viva fixam-se no pau sem os apertar.

Depois de podar os arbustos/cercas vivas, não se esqueça de eliminar as aparas. Se ficarem restos no gramado, o seu crescimento será prejudicado e podem surgir peladas.

A melhor forma de varrer aparas de poda é com uma vassoura de leque ou removê-las com um soprador a bateria, como o STIHL BGA 57. Em alternativa, também pode esticar uma superfície têxtil, por ex., um lençol velho, antes de podar o arbusto, para apanhar as aparas de relva. Especialmente em arbustos com folhas muito pequenas, como o buxo, isto poupa muito trabalho, pois as aparas podem ser recolhidas e eliminadas com facilidade.

Aparar arbustos com aparelho STIHL de qualidade comprovada

45073_AKKU-HLA85-E001.jpg

Os arbustos/cercas vivas altos(as) e largos(as) não são um problema para as podadoras de altura angulares.

Podadora de altura angular

Com uma podadora de altura angular STIHL, você alcança arbustos ou cercas vivas especialmente altos, compridos ou muito largos. O ângulo ideal pode ser ajustado com facilidade na lâmina de corte, que pode ser girada em até 145 graus.

As podadoras de altura angulares são adequadas tanto para profissionais de paisagismo, como para utilizadores particulares mais exigentes.

45429_H-HS46-E010.jpg

As podadoras são ideais para arbustos com altura até à cintura.

Podadoras

As podadoras STIHL são desenvolvidas especialmente para a manutenção exigente e sem grande esforço de arbustos de crescimento denso e particularmente compridos.

A lâmina de corte de dois gumes corta com precisão, tanto na horizontal como na vertical. As podadoras STIHL apresentam todas as suas capacidades ao podar arbustos com altura até à cintura ou até ao peito.

Mais para os entusiastas da jardinagem