Aqui você encontrará dicas e instruções para a manutenção regular da sua roçadeira, de modo a garantir um bom desempenho durante muito tempo.
03.09.2024
Para uma roçadeira, você precisa de lubrificante para caixa de engrenagem. Recomendamos o lubrificante Superlub FS para todas as roçadeiras STIHL.
Para a manutenção da roçadeira, o primeiro passo é ler cuidadosamente o manual de instruções, onde você irá encontrar os trabalhos de manutenção mais importantes. Realize apenas a manutenção e os reparos descritos no manual de instruções. Os trabalhos restantes devem ser realizados por uma loja especializada STIHL, que tem os conhecimentos necessários para todos os reparos. Descubra aqui as manutenções que você pode fazer.
A roçadeira funciona com diferentes cabeçotes de corte, que podem ser substituídos conforme for necessário, em apenas alguns passos. O estado da ferramenta de corte utilizada desempenha um papel importante na utilização suave da roçadeira. Apesar do manuseamento dos cabeçotes de corte serem diferentes, proceda assim ao verificar a ferramenta de corte:
Depois de terminar o trabalho, é necessário fazer a manutenção regular da roçadeira e verificar se a ferramenta de corte e a proteção ainda estão corretamente montadas.
Antes do início dos trabalhos e depois de cada enchimento do depósito, toda a roçadeira é inspecionada visualmente. Em que estado se encontra? O depósito e a respectiva tampa estão bem vedados? A máquina deve ser limpa sempre que o trabalho estiver terminado, ou seja, diariamente para utilização profissional.
A funcionalidade da empunhadura de comando tem de ser verificada antes do início do trabalho e depois de cada enchimento do depósito.
O filtro de ar tem de ser limpo sempre que for necessário e, especialmente, em caso de anomalias. Se o filtro de ar estiver danificado, tem de ser substituído.
O cabeçote de aspiração deve ser inspecionada em caso de falha e substituída conforme for necessário, mas, pelo menos, uma vez por ano e sempre que ocorram falhas. Contate a loja especializada STIHL da sua confiança para verificar e substituir corretamente o cabeçote de aspiração.
O depósito de combustível deve ser limpo conforme for necessário.
O carburador deve ser verificado em marcha lenta. A ferramenta de corte não deve girar ao mesmo tempo. Teste antes do início dos trabalhos e depois de cada enchimento do depósito. A marcha lenta pode ser reajustada, se necessário.
Para que a faísca salte: a folga entre os elétrodos deve ser reajustada em caso de falha. Recomendamos a substituição da vela de ignição a cada 100 horas de funcionamento.
A abertura de aspiração deve ser vista depois de concluído o trabalho. Se necessário, deve ser limpa.
A proteção contra faíscas no silenciador deve ser testada em caso de falha e conforme for necessário. Em caso de danos, tem de ser limpa ou substituída. Um concessionário especializado terá todo o gosto em ajudá-lo(a).
Os parafusos e as porcas acessíveis, exceto os parafusos de ajuste, devem ser reapertados conforme for necessário.
Os elementos antivibração devem ser verificados antes de iniciar o trabalho e sempre que ocorra uma falha.
A ferramenta de corte deve ser revisada antes do início dos trabalhos e depois de cada enchimento do depósito. Se estiver danificada, tem de ser substituída. Além disso, o ajuste firme deve ser verificado antes de iniciar o trabalho e após cada enchimento do tanque.
As ferramentas de corte metálicas devem ser sempre afiadas antes de iniciar o trabalho.
A lubrificação da caixa de engrenagens deve ser verificada semanalmente e em caso de falha. Se necessário, a lubrificação da caixa de engrenagens tem de ser complementada.
Os adesivos de segurança devem ser substituídos caso estejam danificados.
A manutenção é uma excelente oportunidade para limpar a roçadeira a fundo – vamos explicar-lhe como fazer isso da melhor forma.
Segue-se uma vista geral das principais ferramentas e materiais de que precisa para limpar a motorroçadora. Para qualquer trabalho, use sempre o equipamento de proteção individual de acordo com o manual de instruções.
Para que possa desfrutar da sua roçadeira durante muito tempo, habitue-se a limpar a proteção e a carcaça da roçadeira assim que acabar de trabalhar, antes dos resíduos secarem. Antes de começar: em uma roçadeira elétrica, desconecte o plugue de energia; em uma roçadeira a bateria, retire a bateria; e no caso de uma roçadeira a gasolina, desligue o motor.
Para limpar a carcaça e a proteção da roçadeira, utilize um pano úmido ou uma escova macia e, no caso de sujidade entranhada, um detergente universal.
Os filtros de ar limpam o ar do carburador e sujam-se com o tempo. Por isso, não se esqueça de limpar o filtro de ar da roçadeira se necessário. Abra o alojamento do filtro de acordo com o manual de instruções e retire o filtro de tecido ou de papel. Bata bem no filtro da roçadeira para limpa-lo.
No entanto, note o seguinte: os filtros de tecido são filtros profundos. Por isso, bater solta simplesmente as partículas de sujidade superficiais. As partículas de sujidade finas permanecem no fundo do material e podem ser soltas com produtos de limpeza especiais.
Em vez de um filtro de tecido, algumas máquinas têm um filtro de metal. Este é utilizado para limpar o ar de arrefecimento do motor. Aqui, para limpar a roçadeira, geralmente basta bater ou enxaguar com água corrente.
Para que a sua roçadeira funcione em segurança e tenha a máxima potência, recomenda-se a limpeza regular das aletas de refrigeração do cilindro. Verifique na roçadeira se as aletas de refrigeração estão limpas. Se estiverem sujas, limpe cuidadosamente as aletas de refrigeração com uma escova ou ar comprimido.
Em alguns casos, os problemas no arranque de uma roçadeira a gasolina indicam uma vela de ignição suja. Para limpar a vela de ignição da sua roçadeira a gasolina, é adequado um pano que não largue pelos. Para a desmontagem e a verificação, siga o manual de instruções.
Se existirem sinais de desgaste excessivo ou passado um determinado número de horas de funcionamento, vale a pena substituir a vela de ignição. Além disso, se possível, elimine também a causa da sujidade.
Óleo de motor em excesso no combustível ou um filtro de ar sujo são maus para a vela de ignição.
Atenção: nunca limpe você mesmo(a) o escape ou o carburador da sua roçadeira. Para limpar o carburador ou o escape, consulte sempre uma loja especializada STIHL.
Pode ser da mistura de gasolina – não deve ser a do ano passado. Se não tem a certeza quanto tempo tem a mistura de gasolina, é melhor substituí-la.
O problema pode estar na vela de ignição. Como peça de desgaste, tem de ser substituída regularmente. Se uma vela de ignição nova também não ajudar, leve a sua roçadeira a uma loja especializada STIHL para verificação.