São Leopoldo, 20/04/2020

STIHL reforça protocolos de segurança para retorno às atividades na fábrica em São Leopoldo

Seguindo rígidas medidas para resguardar saúde dos colaboradores, as atividades da empresa serão normalizadas a partir do dia 20 de abril, após suspensão parcial no dia 21 de março.

STIHL reforça protocolos de segurança para retorno às atividades na fábrica em São Leopoldo

Após a suspensão parcial das atividades na empresa como medida preventiva contra a Covid-19 no dia 21 de março, a STIHL Ferramentas Motorizadas está retomando as atividades na fábrica, localizada em São Leopoldo (RS), desde a última segunda-feira (13). Ao longo da semana, colaboradores retornaram de férias coletivas e a situação estará normalizada a partir do dia 20 de abril. A organização ressalta o compromisso em propiciar e manter um ambiente seguro para desempenho das atividades. Todos os protocolos de segurança foram desenvolvidos com base nas recomendações dos órgãos competente e estão alinhados à Cultura Corporativa da empresa, que representa o DNA da marca no mundo e aponta a saúde e a segurança de todos os colaboradores, familiares e da sociedade em geral como prioridade absoluta.

Neste retorno, os profissionais receberam as diretrizes e orientações pelo aplicativo de comunicação interna da empresa e pelas respectivas lideranças, com o objetivo de esclarecer as novas regras e medidas preventivas para execução do trabalho.  No primeiro dia de retorno às atividades, os colaboradores respondem a um questionário sobre suas condições de saúde e das pessoas com quem vive, recebem duas máscaras laváveis – de uso obrigatório durante todo o expediente – e um termo de responsabilidade com seus deveres, visando o total cumprimento das medidas e, assim, a eficácia das ações. O protocolo de segurança à saúde dos colaboradores foi estruturado com participação ativa da Comissão Interna de Proteção de Acidentes (CIPA) da STIHL. Além disto, os profissionais realizam a conscientização e alertam os colegas em relação às responsabilidades individuais. Esta atuação viabilizou e permitiu a condição adequada para a retomada saudável das atividades, em benefício tanto os colaboradores, como também da comunidade e da sustentabilidade econômica, uma vez que os novos protocolos alçaram a empresa a um novo nível de cuidados, visando equilíbrio e segurança, sobretudo.

Além disso, todos os funcionários e terceiros têm sua temperatura corporal aferida nas portarias. Aqueles que apresentarem qualquer sintoma – tosse, febre, falta de ar e/ou dor de garganta – ou que tiverem pessoas do seu convívio dessa forma não podem acessar empresa e devem ficar três dias afastados, com acompanhamento remoto da situação pela equipe ambulatorial da empresa. O absenteísmo gerado pela suspeita de Covid-19 será considerado uma falta legal e não terá impacto nos indicadores de absenteísmo.

Da mesma forma, cuidados estão sendo tomados também nas áreas comuns. Na entrada do refeitório, é obrigatória a higienização das mãos com álcool antisséptico. Também foram criadas escalas determinando horários por setores para as refeições, visando distribuir as pessoas e, com isso, reduzir a concentração no local. As cadeiras estão dispostas alternadamente nas mesas e com maiores espaços entre si. Locais que antes demandavam alto fluxo tiveram a circulação de pessoas restrita, além de ter a higienização intensificada. Os itens necessários são constantemente esterilizados e há álcool antisséptico disponível em todos os setores.

A Janiz, empresa terceirizada que realiza o transporte dos colaboradores, segue todas as medidas determinadas para que a condução ocorra de forma segura. Os passageiros devem permanecer de máscaras durante o trajeto e os ônibus da frota estão equipados com álcool antisséptico para higienização.

Reuniões, viagens, encontros, treinamentos e demais agrupamentos foram cancelados, transferidos ou, na medida do possível, ocorrem via videoconferência. A participação da empresa em eventos e feiras foi cancelada por segurança e prevenção.

Todas essas medidas, bem como orientações, dicas e informações gerais, estão à disposição dos mais de dois mil profissionais da STIHL no Brasil e novas mudanças são imediatamente comunicadas por meio dos canais de comunicação interna da empresa.

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