São Leopoldo, 25/02/2021

STIHL indica as melhores ferramentas para realizar podas urbanas

No segundo episódio da série de conteúdos sobre o tema, o especialista Sydney Brasil apresenta quais equipamentos são indicados para cada situação.

Sydney Brasil apresenta as ferramentas ideais para cada tipo de poda. Zoom

A STIHL apresenta nesta quinta-feira (25) o segundo episódio da série de conteúdos desenvolvidos sobre podas urbanas com o engenheiro florestal, especialista em engenharia de segurança do trabalho, arborista, co-fundador da Casa do Arborista e instrutor em arboricultura há 15 anos, Sydney Brasil. Neste episódio, o profissional explica quais os equipamentos e tecnologias indicados para cada tipo de aplicação. O vídeo já está disponível no canal da STIHL Brasil no YouTube.

 

Sydney destaca, previamente ao detalhamento sobre cada possibilidade de poda, a importância de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de acordo com a ferramenta que está sendo utilizada, como capacete, óculos de proteção, protetor auricular (dispensável em caso de ferramentas a bateria, pelo baixo ruído), luvas, calça de motosserrista e calçado de segurança. Basicamente, o método de escolha dos equipamentos deve levar em consideração a espessura e a altura do galho em relação ao operador. "Para um galho de 15 cm de comprimento ou mais, a melhor ferramenta é a motosserra. Pois, consigo alcançar o galho tranquilamente sem utilizá-la acima da linha dos ombros, o que não é recomendado", afirma. Já para podas de galhos altos, dependendo da situação, é indicado o uso de uma motosserra tipo top handle, desenvolvida especialmente para uso em serviços de altura, como escalada.

 

Mas a motopoda também surge como opção para galhos altos. "Caso o objeto de poda esteja acima do nível do ombro, com espessura fina ou média, o indicado é utilizar a motopoda, que é basicamente uma motosserra menor acoplada a um eixo telescópico", conta. Para podas de galhos de diâmetros pequenos, há duas possibilidades: as ferramentas manuais (como serrotes ou tesouras de poda) ou as motorizadas (como o cortador de galhos a bateria GTA 26, que foi desenvolvido para utilização em podas domésticas).  O especialista Sydney Brasil frisa, ainda, a respeito da importância de consultar a norma 16.246-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a legislação municipal antes de realizar qualquer ação. Em muitos casos, é necessária uma autorização prévia para se fazer a poda, seja ela em área pública ou privada.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: