Porto Alegre, 11/03/2016

STIHL e UFRGS assinam protocolo de cooperação para a produção de cilindros

Projeto de inovação tecnológica da produção de cilindros terá a participação de alunos da universidade envolvidos em trabalhos científicos

STIHL e UFRGS assinam protocolo de cooperação para a produção de cilindros Zoom

A STIHL e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinaram nesta sexta-feira (11) o protocolo de cooperação para pesquisa voltada à produção de cilindros. A intenção é desenvolver projetos mais complexos a longo prazo para a aplicação de novas tecnologias de fabricação de produtos/processos e de redução de custos para cilindros. Além da STIHL e da UFRGS, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) está envolvida no projeto, que contará com a colaboração de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado da universidade. Assinaram o protocolo, no Salão Nobre do Gabinete do Reitor da Universidade, o Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, e Selina Stihl, Vice-Presidente de Administração e Finanças da STIHL.

Segundo Selina Stihl, a cooperação resulta em um desenvolvimento muito importante para o Brasil como um todo, pois abre portas para novas ações como estas. "É uma parceria que queremos estender a longo prazo, pois a UFRGS tem alguns dos melhores pesquisadores do Brasil, o que levará a um ganho para ambas as partes", afirma.

De acordo com Alexandre Sikler, Gerente de Engenharia da STIHL e coordenador da parceria, a UFRGS é referência em pesquisa na América Latina nas áreas em que a STIHL está buscando o aprimoramento. "Levamos os professores da universidade para conhecerem a fábrica, e eles estudaram diversas possibilidades técnicas para aplicar dentro da STIHL. A ideia do contato dos universitários com centros de pesquisas internacionais dá a oportunidade para trazer tecnologias de ponta para serem aplicadas aqui no Brasil", explica.

Com o projeto desenvolvido em três frentes, há um movimento de "ganha-ganha", salienta Sikler: "É um investimento em inovação, no desenvolvimento de tecnologias a partir do zero e que vai nos dar frutos no futuro. Com um volume grande de produção já há uma redução de custos claro, mas o investimento em novas tecnologias dá a STIHL um diferencial a mais dentro do mercado".

Para o vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, a aproximação entre a universidade e a STIHL é o começo de uma ligação duradoura que será estabelecida. "Fico muito feliz que a STIHL, que é uma empresa internacional com atuação em diversos segmentos, tenha escolhido a UFRGS para firmar essa parceria e também porque essa escolha não aconteceu por causa da proximidade entre São Leopoldo, onde fica a sede da companhia, e Porto Alegre, mas sim pela excelência dos nossos pesquisadores", concluiu.

 

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: