São Leopoldo, 22/03/2020

STIHL suspende as atividades na empresa como medida preventiva contra o Covid-19

A empresa, com sede em São Leopoldo (RS), segue as diretrizes do Ministério da Saúde (Portaria 356/2020, de 11 de março) e monitora diariamente a situação para tomar as devidas decisões.

STIHL suspende as atividades na empresa como medida preventiva contra o Covid-19 Zoom

A STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda., organização com sede em São Leopoldo (RS), anunciou medidas preventivas importantes a fim de minimizar a exposição dos colaboradores ao risco de contágio do Covid-19 (novo coronavírus) e com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos Decretos do Governo Federal, Estadual e Municipal. A postura visa a priorizar a saúde dos colaboradores e da comunidade, além de primar por um ambiente seguro para o desempenho das atividades.

A principal ação é suspender as atividades da empresa. Os trabalhos foram paralisados no sábado (21), às 22h35, até dia 26 de março, em regime de banco de horas. Após esta data, será adotado o regime de férias coletivas com o período de duração ainda a ser definido e comunicado. A decisão de parada imediata é fundamentada pelas diretrizes da Cultura Corporativa da STIHL, que representam o DNA da empresa no mundo e aponta a saúde e a segurança de todos os colaboradores, familiares e da sociedade em geral como prioridade absoluta. Desta forma, será minimizada a exposição à possíveis riscos.

Algumas atividades pontuais, visando o bem comum, precisaram ser atendidas parcialmente nesse período, como a produção e expedição de produtos essenciais destinados a agricultura, alimentação ou utilizados para combate da epidemia do Coronavírus. A STIHL é responsável por todo o suporte necessário a esse grupo de funcionários que estarão envolvidos nessas atividades, desde o transporte protegido até a garantia de um ambiente saudável e seguro.

Comprometida com a superação desta situação, a STIHL realizará a doação de itens essenciais para o atendimento dos contaminados no Hospital de Pronto Socorro. Serão doados respiradores descartáveis, álcool antisséptico, macacões de segurança, óculos de proteção, protetores faciais, entre outros produtos.

Medidas foram tomadas desde o princípio da pandemia

Desde as primeiras notícias, a STIHL Brasil tomou as devidas medidas de prevenção. Todos os colaboradores e terceiros têm sua temperatura corporal aferida nas portarias da empresa a cada início de turno. A presença de visitantes, como clientes, fornecedores, entidades e estudantes está vetada. Na entrada do restaurante da empresa, é obrigatória higienização das mãos com álcool antisséptico. Além disso, foram criadas escalas, subdivididas por setores, com horários determinados para as refeições, visando a ampliar a distribuição de pessoas com o revezamento e reduzindo a concentração em um mesmo lugar. As cadeiras estarão distribuídas em sentido único e uma por mesa, com demarcações no chão do refeitório para limitar a aproximação. Locais que demandavam alto fluxo tiveram a circulação de pessoas restrita, além de ter a higienização intensificada. Os itens necessários são constantemente esterilizados e a disponibilização de álcool antisséptico foi feita em todos os setores.

A Janiz, empresa terceirizada que realiza o transporte dos colaboradores, segue todas as medidas determinadas para o evento. Os ônibus da frota estão equipados com álcool antisséptico e sendo utilizados com 50% da capacidade máxima, com apenas uma pessoa por banco duplo. Reuniões, viagens, encontros, treinamentos e demais agrupamentos foram cancelados, transferidos ou, na medida do possível, ocorrem via videoconferência. A participação da empresa em eventos e feiras foi cancelada por segurança e prevenção. Além disso, o trabalho remoto foi adotado em diversas equipes, com prioridade para profissionais que integram o grupo de risco do coronavírus. Da mesma forma, o colaborador que apresente qualquer sintoma de gripe ou resfriado está sendo orientado a permanecer em casa, sem impacto no absenteísmo, e é monitorado pela área médica da empresa, com atendimento remoto.

Todas as medidas são, diariamente, comunicadas aos mais de dois mil profissionais da STIHL no Brasil, bem como orientações, dicas e informações gerais.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: