São Leopoldo, 22/03/2020

STIHL suspende as atividades na empresa como medida preventiva contra a Covid-19

A empresa, com sede em São Leopoldo (RS), segue as diretrizes do Ministério da Saúde (Portaria 356/2020, de 11 de março) e monitora diariamente a situação para tomar as devidas decisões.

STIHL suspende as atividades na empresa como medida preventiva contra a Covid-19 Zoom

A STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda., organização com sede em São Leopoldo (RS), anunciou medidas preventivas importantes a fim de minimizar a exposição dos colaboradores ao risco de contágio pela Covid-19 (novo coronavírus), com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos Decretos do Governo Federal, Estadual e Municipal. A postura visa a priorizar a saúde dos colaboradores e da comunidade, além de primar por um ambiente seguro para o desempenho das atividades.

A principal ação é suspender as atividades da empresa. Os trabalhos foram paralisados no sábado (21), às 22h35, até dia 26 de março, em regime de banco de horas. Após esta data, será adotado o regime de férias coletivas com o período de duração ainda a ser definido e comunicado. A decisão de parada imediata é fundamentada pelas diretrizes da Cultura Corporativa da STIHL, que representam o DNA da empresa no mundo e aponta a saúde e a segurança de todos os colaboradores, familiares e da sociedade em geral como prioridade absoluta. Desta forma, será minimizada a exposição à possíveis riscos.

Algumas atividades pontuais, visando o bem comum, precisaram ser atendidas parcialmente nesse período, como a produção e expedição de produtos essenciais destinados a agricultura, alimentação ou utilizados para combate da epidemia de coronavírus. A STIHL é responsável por todo o suporte necessário a esse grupo de funcionários que estarão envolvidos nessas atividades, desde o transporte protegido até a garantia de um ambiente saudável e seguro.

Comprometida com a superação desta situação, a STIHL realizará a doação de itens essenciais para o atendimento dos contaminados no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (RS). Serão doados respiradores descartáveis, álcool antisséptico, macacões de segurança, óculos de proteção, protetores faciais, entre outros produtos. 

Medidas foram tomadas desde o princípio da pandemia

Desde as primeiras notícias, a STIHL Brasil tomou as devidas medidas de prevenção. Todos os colaboradores e terceiros têm sua temperatura corporal aferida nas portarias da empresa a cada início de turno. A presença de visitantes, como clientes, fornecedores, entidades e estudantes está vetada. Na entrada do restaurante da empresa, é obrigatória higienização das mãos com álcool antisséptico. Além disso, foram criadas escalas, subdivididas por setores, com horários determinados para as refeições, visando a ampliar a distribuição de pessoas com o revezamento e reduzindo a concentração em um mesmo lugar. As cadeiras estarão distribuídas em sentido único e uma por mesa, com demarcações no chão do refeitório para limitar a aproximação. Locais que demandavam alto fluxo tiveram a circulação de pessoas restrita, além de ter a higienização intensificada. Os itens necessários são constantemente esterilizados e a disponibilização de álcool antisséptico foi feita em todos os setores.

A Janiz, empresa terceirizada que realiza o transporte dos colaboradores, segue todas as medidas determinadas para o evento. Os ônibus da frota estão equipados com álcool antisséptico e sendo utilizados com 50% da capacidade máxima, com apenas uma pessoa por banco duplo.

Reuniões, viagens, encontros, treinamentos e demais agrupamentos foram cancelados, transferidos ou, na medida do possível, ocorrem via videoconferência. A participação da empresa em eventos e feiras foi cancelada por segurança e prevenção. Além disso, o trabalho remoto foi adotado em diversas equipes, com prioridade para profissionais que integram o grupo de risco do coronavírus. Da mesma forma, o colaborador que apresente qualquer sintoma de gripe ou resfriado está sendo orientado a permanecer em casa, sem impacto no absenteísmo, e é monitorado pela área médica da empresa, com atendimento remoto.

Todas as medidas são, diariamente, comunicadas aos mais de dois mil profissionais da STIHL no Brasil, bem como orientações, dicas e informações gerais.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: