Dica STIHL
Lembre-se de regar regularmente o composto no verão para não interromper a decomposição durante o tempo seco.
Uma composteira doméstica é sustentável, prática e devia existir em qualquer jardim. Veja como construir uma composteira doméstica.
30.12.2024
O composto orgânico resulta da transformação de resíduos orgânicos em húmus por microrganismos. A aplicação do composto proporciona uma melhor estrutura do solo e fornece nutrientes valiosos aos canteiros.
Na prática, uma composteira ajuda a eliminar os resíduos e depois fertiliza o seu jardim com este composto - sendo assim uma boa opção para ter em qualquer espaço verde.
Leve sempre em consideração a forma correta de compostar e o que pode ser eliminado na sua composteira.
Existem compostores já prontos de vários tamanhos e preços, mas com um pouco de habilidade e paciência, você pode construir a sua composteira de madeira. Veja como:
Antes de começar a trabalhar, veja aqui tudo o que precisa para construir um compostador para o seu jardim:
Postes:
4 x 850 mm x 54 mm x 54 mm
Ripas para os painéis e para a tampa:
32 x 1000 mm x 80 mm x 18 mm
2 x 280 mm x 18 mm
Estrutura inferior:
2 x 1000 mm x 50 mm x 30 mm
2 x 936 mm x 50 mm x 30 mm
Dobradiças para aparafusar com a tampa:
2 x 280 mm x 80 mm x 18 mm
Parafusos:
8 x 4,5 x 100 mm para a moldura, duas por canto
8 x 4,5 x 75 mm, para aparafusar a moldura feita de elementos de 50 x 30 mm
aos postes
124 x 4,0 x 50 mm para as ripas
12 x 3,5 x 30 mm para as tábuas da tampa dianteira
12 x 3,5 x 16 mm para as dobradiças
Dobradiças e ganchos limitadores:
2 dobradiças 100 mm x 70 mm para a tampa
3 ganchos limitadores 80–100 mm para a tampa do fundo
Rede de malha estreita para coelheira ou aviário de 110 x 110 cm como proteção contra ratos
Óleo para proteger a madeira ou verniz para exteriores e pincel
Dica STIHL:
Se tiver placas de desperdícios de madeira, poderá utilizá-las para construir a sua composteira.
Madeira de abeto para a moldura:
2 x 1000 mm x 50 mm x 30 mm
2 x 936 mm x 50 mm x 30 mm
Madeira de abeto para os dois triângulos de suporte:
2 x 400 mm x 50 mm x 30 mm
2 x 300 mm x 50 mm x 30 mm
2 x 472 mm x 50 mm x 30 mm, ângulo interior do lado comprido em baixo 123° e em cima 147°
Dobradiças para fixar a peneira no corpo da composteira:
2 x 100 mm x 70 mm
Dobradiças para os dois triângulos de apoio:
4 x 75 mm x 50 mm
Parafusos:
24 x 3,5 x 50 (para as 4 dobradiças da estrutura triangular)
8 x 4,5 x 100 (para a moldura), duas por canto
3 x 4,5 x 75 para o triângulo, uma em cada ponto de aparafusamento
1 rolo de rede para aviários 1 x 1 cm ou rede de malha estreita para coelheiras como peneira
Esteira de caniço do tamanho do meio da composteira
- Motosserra a bateria, p. ex. STIHL MSA 60 C-B para os postes e a para os barrotes da moldura
- Podador de galhos a bateria, p. ex. STIHL GTA 26 para as tábuas
- Grampeador
- Parafusadeira sem fio
Sempre ao trabalhar com máquinas potentes faça uso de equipamento/vestuário de proteção eficaz e seguro. Ao trabalhar com o podador de galhos e com a motosserra, use sempre o equipamento de proteção individual. Este inclui, entre outras coisas, óculos de proteção e luvas.
Para mais informações, consulte o manual de instruções do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de a utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização. Se assim o desejar, o seu distribuidor especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar aconselhamento sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.
Quer construir uma prática composteira doméstica para o seu jardim e já tem todos os materiais e ferramentas necessários à mão? Neste caso, só precisa das seguintes instruções de construção para começar. Divirta-se!
Comece cortando as madeiras na medida da composteira com a motosserra a bateria STIHL MSA 60 C-B. Use o podador de galhos a bateria STIHL GTA 26 para cortar as tábuas na medida de 28 x 1 m e os barrotes da moldura em peças de 1 m. Lembre-se também de lixar os cantos e de envernizar as tábuas.
Coloque as duas madeiras no chão para alinhar. Para isso, use dois pedaços de desperdícios de madeira cortados a 89 cm, como distanciadores, para criar a distância certa.
Agora, alinhe as duas ripas com a primeira ripa do painel de modo a ficarem exatamente ao mesmo nível. A ripa sobressai 18 mm de cada lado da madeira – o que corresponde à espessura das ripas. É nesta parte saliente que mais tarde vão ficar as ripas dos dois painéis laterais.
Por uma questão de segurança, antes de aparafusar a ripa, verifique, com outro desperdício de madeira com a respetiva espessura, se a saliência tem a medida correta. Para cada nova ripa, coloque de cada lado um pedaço de desperdício de madeira cortado a 3 cm como distanciador para que todas as ripas tenham exatamente a mesma distância.
Fixe as ripas de cada lado com dois parafusos 4,0 x 50 cm para evitar que a madeira se empene por ação da umidade e da secura. Cada lado é composto por oito ripas. Inicialmente, a dianteira só tem cinco ripas, uma vez que a tampa irá acrescentar as restantes três.
Aparafuse duas barras transversais de 28 cm em três ripas de 1 m de comprimento. Para isso, coloque as três ripas com o distanciador de 3 cm habitual sobre a bancada de trabalho e alinhe-as de modo a ficarem todas à mesma altura. Aparafuse agora as duas barras transversais a uma distância de 20 cm em relação ao rebordo.
Coloque a dianteira da composteira na bancada de trabalho. Aparafuse a tampa com duas dobradiças na última ripa em baixo, na frente, deixando uma distância de aproximadamente 12 cm em relação ao rebordo.
Pouse o painel traseiro no chão e aparafuse as ripas que vão formar as laterais de modo a caberem nas partes salientes dos postes horizontais do painel traseiro. Para isso, use dois parafusos de 4,0 x 50 mm de cada lado. As ripas das duas laterais apontam agora para cima.
Assente agora a frente com precisão nas pontas das tábuas verticais das laterais. Fixe a frente através das ripas das laterais com dois parafusos de 4,0 x 50 mm de cada lado.
O próximo passo é aparafusar os ganchos limitadores. Primeiro, coloque dois olhais na tampa, dois ganchos numa das laterais e um no fundo da outra lateral do compostador. Com a tampa fechada, os dois ganchos limitadores inferiores estão engatados e a tampa aberta é mantida no lugar pelo gancho superior.
Marque a posição dos ganchos e aparafuse-os de acordo com o comprimento – assim será fácil abri-los e fechá-los com segurança. Já existe um olhal fixo no gancho, que pode ser utilizado como alavanca ao aparafusar.
Para que a composteira tenha uma distância suficiente em relação ao chão e a tampa possa ser aberta mais facilmente, a composteira deve estar sobre uma moldura de 3 cm de altura feita de ripas de 50 x 30 mm. Aparafuse as ripas já cortadas à medida para a moldura com dois parafusos 4,5 x 100 mm por cada canto. Vire a compostadeira ao contrário e assente a moldura no fundo da composteira. Fixe a moldura com dois parafusos de 4,5 x 75 mm em cada uma das madeiras.
O conteúdo da composteira estará mais tarde em contato direto com o solo do jardim. Uma rede para coelheiras ou aviários impede a entrada de ratos, que gostam de se aninhar no composto. Prenda a rede com um grampeador na moldura de madeira da composteira e corte as pontas com uma tesoura. Por fim, vire a composteira e coloque-o no local definitivo no jardim – e está pronta, você acabou de fazer a sua própria composteira!
Adicionalmente, também é possível fixar uma peneira com dobradiças e dois braços de apoio a composteira. A peneira serve para dar uma consistência mais fina ao composto antes de o usar como adubo. Componentes de compostagem mais grosseiros, como raízes ou cascas de frutos de casca dura, não são bons para o canteiro.
Dica STIHL
Lembre-se de regar regularmente o composto no verão para não interromper a decomposição durante o tempo seco.
Caso tenha decidido fazer a sua própria composteira, existem algumas dicas que você deve levar em conta. Saiba como escolher o local certo e esconder a composteira. Assim, a composteira transforma-se rapidamente numa prática mais valiosa para o seu jardim.
Antes de construir a sua composteira doméstica, escolha um local adequado. O melhor é colocar a sua composteira à sombra ou à meia-sombra numa superfície plana. Você deve conseguir chegar ao local com um carrinho de mão e ter espaço suficiente para peneirar o composto.
Dica STIHL
O melhor local para a sua composteira é um que esteja em contato com terra do jardim e com plantas. Isto permite a entrada de minhocas e de outros animais benéficos, bem como um bom escoamento da água.
Não há dúvidas sobre a praticidade de uma composteira, mas talvez você prefira tê-la num local mais discreto. O melhor é esconder a composteira atrás de arbustos ou de um abrigo de jardim para que não seja visível a partir do deck ou do seu lugar preferido. Isto permite-lhe integrar a composteira discretamente no jardim.
Uma esteira de caniço é sustentável e protege o composto.
Para o melhor equilíbrio da umidade, cubra a sua composteira com uma esteira de bambu ou de caniço, por exemplo. Assim, não só a protege eficazmente contra a secura e a radiação solar direta, mas também contra a precipitação.
O calor e a umidade necessários no composto também ficam assegurados. Além disso, as esteiras de bambu e de caniço são muito sustentáveis, uma vez que podem ser reutilizadas diversas vezes. Uma lona de plástico só é adequada se for usada durante pouco tempo, visto que não permite a circulação de ar.
Uma composteira deve ter uma tampa ou uma cobertura para evitar que o composto seque, resfrie demais ou fique muito molhado.
Uma composteira doméstica é utilizada para a transformação de resíduos orgânicos por microrganismos, transformando resíduos do jardim em húmus permanente, essencial para uma vida saudável no solo.
Para uma composteira é adequada madeira resistente, particularmente duradoura devido a uma elevada percentagem de resina, como o larício.
A melhor forma de combater a secura e a putrefação é colocar uma composteira à meia-sombra. Locais adequados são atrás do abrigo de jardim ou protegido por um arbusto. O espaço deve estar protegido do vento, mas não por completo, para garantir ar fresco suficiente. Também pode colocar a sua composteira na extremidade do terreno.
Uma composteira deve estar sempre coberta para a proteger da chuva e da luz solar direta. Pode ser com uma lona ou – como alternativa mais sustentável – uma esteira de caniço.
Sim, é permitido ter uma composteira no jardim, desde que se encontre no seu próprio terreno. Mesmo que seja na extremidade do terreno.
Para fazer uma composteira, deve situá-la num local bem acessível e arejado e optar por um material de construção resistente, por exemplo, madeira de larício. Lembre-se também de que nem todos os resíduos do jardim devem ser eliminados na sua composteira.
Se a composteira de madeira for impregnada à pressão de forma a resistir às intemperies, dura de cinco a dez anos, dependendo das condições meteorológicas.