Floreira de madeira: Instruções de bricolage
Uma floreira de madeira rústica num toro faz um projeto de bricolage simples e é uma forma satisfatória de criar um acessório único que pode encher com ervas aromáticas ou flores. Neste guia mostramos como construir uma floreira de bricolage.
16.05.2024
Floreira em madeira: preparação
Material para a floreira de madeira
As floreiras estão disponíveis em todos os tipos de formas e tamanhos, podendo ser de metal, plástico, terracota, pedra... as escolhas são ilimitadas. Mas uma floreira de madeira tem um encanto especial, já que o material natural é um complemento chamativo para as plantas no interior. Transformar um toro numa floreira rústica é um ótimo projeto de bricolage em madeira e os resultados serão certamente admirados. Se procura ideias de bricolage em madeira, esta é uma excelente opção. Recomendamos a utilização de uma madeira forte e resistente à intempérie, como a de larício ou falso-abeto. Terá de revestir a sua floreira com plástico para que a madeira não se danifique devido à humidade do solo, embora também precise de ter furos de drenagem para garantir plantas saudáveis.
Use madeira seca para este trabalho de bricolage para maior longevidade da sua floreira num toro. A madeira que ainda está a secar tem tendência para rachar. Se utilizar um toro ainda com casca, esta pode sair com o tempo.
Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção
A utilização de máquinas potentes na bricolage, como motosserras, é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com motosserras. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de operação do seu produto para mais informações. Familiarize-se inteiramente com a motosserra antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.
Bricolage a todo o vapor
Motosserras para a sua floreira em madeira
Ter a máquina certa é essencial para projetos de bricolage divertidos e bem-sucedidos. Fique com algumas recomendações de motosserras que pode usar nos seus projetos de bricolage em madeira.
Floreira de bricolage em madeira: materiais
Materiais para a floreira
- Um toro com cerca de 30 a 35 cm de diâmetro
- 2 toros mais pequenos para usar como pés (aproximadamente 30 cm de comprimento e 20 cm de diâmetro)
- Revestimento para lagos
Ferramentas
- Motosserra STIHL
- Machado
- Berbequim
- 4 parafusos (aproximadamente 150 mm de comprimento)
- Cavalete e correia tensora
Floreira em madeira: instruções passo a passo
Com os materiais e as ferramentas a postos, pode avançar para o trabalho de bricolage. Verifique a segurança do ambiente envolvente antes de utilizar a motosserra, sem riscos de tropeçar em objetos ou outros perigos. Fique agora com as instruções de como fazer uma floreira de madeira:
- Fixe o pedaço de madeira maior, de forma a que não possa resvalar, usando calços, por exemplo.
- Marque a abertura no topo do toro e veja que profundidade deve ter a cavidade. Deixe cerca de 15 cm intactos em cada extremidade do toro.
- Serrar primeiro as extremidades curtas; devem ser definidas para uma distância de cerca de 15 cm em relação às extremidades do toro.
- Serre os lados compridos a seguir. Comece por os marcar com um corte pouco profundo.
- Em seguida, segure a serra na vertical numa das extremidades da linha e continue a cortar a madeira em profundidade com a ponta até atingir a profundidade pretendida.
- Corte ao longo do resto da linha.
- Mantenha a serra na vertical e avance até chegar ao corte mais curto já feito.
Cuidado:
Este método de trabalho representa um risco acrescido de ressalto. Siga sempre as orientações de segurança nas instruções de funcionamento e utilize esta técnica apenas se estiver familiarizado com ela.
As paredes exteriores da floreira estão prontas, agora precisa de retirar o interior. Faça 3 ou 4 cortes paralelos aos que fez para paredes compridas, à mesma profundidade. Em seguida, faça alguns cortes diagonais na parte que precisa de remover.
- Retire os pedaços resultantes de madeira solta com um machado.
- Aplane a cavidade da floreira com o machado ou a motosserra, removendo os restos dos blocos removidos, fibras de madeira ou pequenas irregularidades.
- Serre o fundo de um lado ao outro em vários pontos para que a sua floreira de bricolage tenha uma drenagem adequada.
- Ao fazer cortes na madeira do fundo, apoie a floreira no chão, mas sem deixar que a motosserra toque nele, pois isso pode danificar a corrente.
Para fazer os pés, tem de fixar primeiro os toros mais pequenos a um cavalete. Faça um corte em V no meio de cada toro; coloque a floreira no topo e fixe-a no lugar com parafusos.
Manter a sua floreira de bricolage em madeira em bom estado
É claro que vai querer que a sua nova floreira de madeira dure o mais tempo possível. Isso significa dar o seu melhor para a proteger contra líquidos e humidade.
- Uma velatura irá protegê-la para não apodrecer nem ganhar bolor.
- Coloque a floreira sobre pés de plástico para impedir que a madeira seja afetada pela humidade do solo.
- Utilize um revestimento para lagos para forrar o interior da floreira e para a proteger quando regar as plantas. Não se esqueça de fazer orifícios de drenagem também no revestimento para lagos. Estes devem estar alinhados com as aberturas de drenagem na floreira.
- Se utilizou um toro descascado para a sua floreira, sele o exterior com um verniz à prova de água.
Dicas para cultivar ervas na sua floreira de madeira
A sua nova floreira de madeira é ideal para cultivar ervas aromáticas. Se a encher com terra de alta qualidade e tratar das suas plantas, em breve poderá ir buscar verduras e ervas para a salada da sua própria floreira. O que poderá cultivar depende do solo e do clima, mas temos algumas ideias para o inspirar.
Salsa
A salsa é uma erva aromática clássica. Pode cultivar salsa muito facilmente na primavera e no verão, pois ela gosta de um lugar luminoso, mas não precisa de luz solar direta.
Cebolinho
Esta erva aromática perene da primavera é das mais populares e constitui um delicioso complemento para saladas e sanduíches. O cebolinho alimenta-se com moderação e, como tal, dá-se bem em quase todos os solos ricos em nutrientes.
Manjericão
O manjericão não é fácil de cultivar, mas os jardineiros amadores podem querer fazê-lo como um desafio. Esta erva precisa de um local com luz e de muita água. Obtenha as sementes para o manjericão arbustivo – este tipo é mais resiliente do que o manjericão doce, que costuma haver nos supermercados.
Hortelã
A hortelã tem de ser colhida no verão e podada no inverno. Esta planta aromática cresce de forma invasiva, por isso é melhor ter uma floreira só para ela.
Resumo: Floreira em madeira
- Escolha uma madeira resistente aos elementos atmosféricos adequada para a sua floreira, como a de larício ou falso-abeto
- Para fazer a sua floreira de madeira, precisa de um toro grande e dois mais pequenos
- Use sempre equipamento de proteção individual adequado para motosserras ao fazer bricolage com a sua motosserra. Pode encontrar os detalhes nas instruções de operação da sua máquina
- Faça a sua floreira criando uma cavidade no toro maior
- O revestimento para lagos com orifícios de drenagem protege a madeira, ao mesmo tempo que evita que as suas plantas sufoquem
- Fixe pés à floreira para lhe dar estabilidade
- Sele ou envernize a madeira da floreira para que dure mais tempo
- A sua floreira de madeira é ideal para ervas, como salsa, manjericão, cebolinho e hortelã