São Leopoldo , 16/02/2022

Produtores rurais de Lucas do Rio Verde creditam nas ferramentas motorizadas o aumento da produtividade

Edinéia Fernandes e Amaray Teixeira, casal proprietário da Chácara Três Irmãs em Lucas do Rio Verde (MT), cultivam quiabo, limão, pimentão, entre outros alimentos, e destacam a importância da agricultura familiar para a sociedade

Produtores rurais de Lucas do Rio Verde creditam nas ferramentas motorizadas o aumento da produtividade Zoom

De acordo com dados do Censo Agropecuário 2017/2018, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 76,8% dos 5,073 milhões de estabelecimentos rurais do Brasil são caracterizados como pertencentes à agricultura familiar. Neste recorte, a família é proprietária das áreas e tem a responsabilidade com toda a logística de produção e comercialização dos produtos, estimulando processos sustentáveis de utilização dos recursos naturais e a priorização da qualidade dos itens cultivados.

 

Em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, Edinéia Fernandes e Amaray Teixeira dedicam-se para a vida na roça com o cultivo de alimentos na Chácara Três Irmãs, tais como: quiabo, limão, pimentão, pimenta de cheiro e giló. "A agricultura familiar cumpre um papel fundamental para a sociedade. Fazemos desde o plantio da sementinha até a colheita, nós atuamos juntos há 26 anos", relatou Edinéia. Já Amaray, relata um pouco sobre a rotina: "Acordamos às 5h da manhã todos os dias, com o café já posto na mesa e, logo após, rumamos para a roça, onde trabalhamos com muitas risadas e diversão".

 

Para a atividade, os produtores se utilizam de ferramentas na rotina no campo com o objetivo de aumentar a produtividade, possibilitando otimizar os resultados de produção de forma mais eficiente e elevando, cada vez mais, o padrão de excelência. Para manter as ruas entre as plantações sempre bem aparadas, visando a melhor circulação e evitando a criação de pragas, eles utilizam a roçadeira STIHL FS 80. Além do corte, as plantas podadas cumprem uma importante função. "O mato roçado fica na plantação para servir de adubo. Já pensou fazer com enxada tudo o que fazemos com a roçadeira? Não seria possível dar conta", relatou Edinéia.

 

Amaray destaca outra importante função, desempenhada pelo pulverizador motorizado STIHL SR 450 e pelo pulverizador manual SG 20, nas épocas de chuva. "É preciso estar atento e disponível para, no exato momento que parar de cair água, pulverizar os locais necessários em 30 minutos. Com os pulverizadores, conseguimos ter controle de acordo com a necessidade de cada área. Além disso, também temos precisão pra aplicar apenas no local desejado, sem atingir o restante", pontua. Outro destaque, que conduz a qualidade e o primor do produto para a melhor entrega ao cliente final, é a tesoura de poda STIHL. "Quando você vai ao mercado é possível identificar quando o giló é arrancado da planta, pois ficam os fiapos. Com o corte, a extração é feita cuidadosamente, mantendo o melhor aspecto do alimento para montagem da bandeja", finaliza Edinéia.

 

O casal é personagem do episódio de janeiro da websérie Histórias Feitas com STIHL, que está disponível no canal da marca no YouTube: https://youtu.be/mMRBroLHSn8. No vídeo é possível conhecer detalhes sobre a história de vida de Edinéia e Amaray, bem como sua trajetória na agricultura familiar.

 

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3,5 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas.  Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2017. O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: