STIHL destaca, na Expoforest, soluções para o plantio, manutenção, desbrota, pulverização e colheita de florestas plantadas

A equipe da STIHL Ferramentas Motorizadas está a postos, durante a Expoforest 2011, primeira feira florestal dinâmica da América Latina, para demonstrar novidades e soluções inovadoras para o mercado florestal. Entre os destaques, equipamentos como o pulverizador costal SG 20, para o combate à lagarta; o perfurador BT 121, utilizado na abertura de covas para o plantio das árvores; e a motosserra MS 361, utilizada na colheita. Além dos destaques apresentados, a STIHL demonstra seus equipamentos em área de 2.500 m2.

Líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, a STIHL exibe, na Expoforest 2011, Feira Florestal Brasileira, os seus principais equipamentos para a área florestal. Pulverizadores utilizados no combate à lagarta, perfurador para o plantio de árvores, roçadeiras para manutenção e desbrota do eucalipto, ferramentas multifuncionais para o desgalhamento de árvores e motosserras utilizadas na colheita estão entre os destaques da tecnologia inovadora da STIHL para o setor produtivo de florestas plantadas. A Expoforest acontece até o dia 15 de abril e ocupa uma área de 118 hectares de plantio de eucalipto clonal, localizada no município de Mogi Guaçu (SP).
"A área florestal no Brasil é altamente profissional, razão pela qual a STIHL dedica-se continuamente à introdução de inovações e aperfeiçoamentos em todos os produtos destinados a essa atividade. A STIHL também oferece às empresas treinamento para a operação correta dos equipamentos e cursos de manutenção, por meio da rede de concessionárias credenciadas que estão identificadas no site da empresa (www.stihl.com.br) ou pela equipe própria de consultores do mercado florestal", afirma Paulo Roberto Serpe, consultor de mercados para a área florestal da STIHL.

A nova organização da Expoforest, que além de estandes estáticos conta com área para demonstração dinâmica, permite à STIHL identificar ao público especializado os diferenciais de seus produtos: são equipamentos que reduzem custos de produção, aumentam a produtividade e melhoram a ergonomia. São máquinas que agregam valor ao negócio dos produtores.

Lançamentos da STIHL na Expoforest
Entre os lançamentos está o Pulverizador Costal Manual SG 20, ideal para o combate à lagarta após o plantio de florestas. Praticidade e eficácia estão entre os atributos do SG 20 que, pela sua leveza, conforto, produtividade e facilidade de uso traz mais autonomia a produtores de pequeno porte no controle de pragas. Além do mercado florestal,  é voltado aos mercados agropecuário e jardinagem, sendo um forte aliado de agricultores, silvicultores, fruticultores, pequenas hortas e da sanitização em residências.

Outro lançamento da STIHL é o óleo com embalagem especial para o mercado profissional.

Destaques do estande
Além dos lançamentos, o estande da STIHL, mostra aos visitantes da Expoforest: a ferramenta multifuncional KA 85 R, a qual pode ser utilizada para desgalhamento de árvores; o perfurador BT 121, utilizado na abertura de covas para o plantio de árvores; motosserras MS 260 e MS 361, equipamentos profissionais utilizados na colheita de árvores, em atividades de reflorestamento que fornecem matéria-prima para celulose ou para a produção de carvão empregado na siderurgia; as roçadeiras FS 290 e FS 350, empregadas na manutenção do eucalipto, sendo que o modelo FS 350 é equipado com serra circular para desbrota do eucalipto; e os pulverizadores motorizados SR 450 (multifuncional, para líquido e para pó) e SR 430 (potente, permite pulverizar uma área maior em menos tempo).

Equipamentos na área de demonstração
A equipe da STIHL estará a postos na área de 2.500 m2 para mostrar, na prática, os diferenciais de seus produtos. Ao todo, sete produtos estão em ação, dotados da mais avançada tecnologia.

Veja a seguir mais detalhes dos produtos STIHL que estão em demonstração na Expoforest:

• Pulverizador costal SG 20 manual (lançamento)
Ferramenta prática, simples de operar e muito eficiente. Desenvolvido com design ergonômico,  o SG 20 é muito leve, se encaixa nas costas de quem usa, é seguro, confortável e de fácil manutenção. Possui um reservatório de fluido pressurizado, separado do tanque principal. Desta forma, mantém a pressão e a recarga constante, sem perder pressão durante o trabalho. É muito mais eficiente e seguro. Oferece a facilidade de pulverizar com menor número de puxadas, mantendo a pressão do cilindro por mais tempo. Outra grande vantagem é a utilização em áreas de difícil mecanização.

• Pulverizadores  SR 430 e SR 450.
Os pulverizadores SR 430 e SR 450 são potentes, com grande velocidade de expulsão de ar e alcance, melhor ajuste de vazão e tamanho da gota, além de oferecerem inúmeros ítens que facilitam o trabalho e permitem pulverizar uma área maior em menos tempo e com menor esforço. Perfeitos para aplicar inseticidas agrícolas em terrenos íngremes e acidentados e em áreas que não comportam equipamentos de grande porte, assegurando um tratamento eficaz em grandes áreas.

O  pulverizador SR 450 é multifuncional, ou seja, pode ser usado tanto para líquido quanto para pó. É ideal para pulverização de produtos fitossanitários em vinhas, cafeicultura, fruticultura, unidade de armazenamento de grãos, jardins, controle de pragas, pecuária, pastagem, lavoura e ainda pode ser usado como soprador em trabalhos de limpeza. É ideal também para pulverizar, polvilhar e expulsar granulados. Permite rápida troca de líquido para pó. Basta girar o tanque e desmontar a tubeira. Alavanca de dosagem grande e confortável em posição privilegiada para aplicação de polvilhamento e dispersão. É possível controlar a dosagem.

• Perfurador BT121
Além de praticidade e grande performance, traz mais comodidade no plantio de árvores. Foi projetado para perfurações de solo para o plantio, para a construção de cercas e na coleta de materiais para análise de solo. Com exclusivos sistemas antivibratório e de freio (Quickstop), além de um novo protetor de perna, oferece segurança ao operador.

• Roçadeira FS 290
A mais potente roçadeira da linha STIHL no Brasil. Projetada para atividades de maior intensidade, é ideal para roçadas de capoeiras altas, mato emaranhado e desbrota de árvores jovens. Corta caules de até 10 cm de diâmetro. Perfeita para o mercado agropecuário, florestal (manutenção do eucalipto) e de jardinagem.

• Roçadeira FS 350
Empregado na manutenção do eucalipto, o modelo FS 350 é equipado com serra circular para desbrota. Possui um exclusivo sistema antivibração, facilitando trabalhos extensos. Além disso, a FS 350 ainda tem como equipamento de série uma válvula de descompressão que suaviza a partida do motor. Possui também inúmeras opções de conjuntos de corte.

• Ferramenta multifuncional KA 85 R
Utilizada para desgalhamento de árvores, pode ser combinada a seis ferramentas, transformando-se em: roçadeira, motopoda, podador de altura, aparador de cantos, motocultivador ou derriçador. O uso da motopoda reduz o risco de acidentes na operação de desgalhamento quando comparado ao uso de machado.

• Motosserra MS 260
De pequeno porte, a MS 260 conta com a carcaça do virabrequim em magnésio e é muito resistente, leve e possui uma excelente relação peso-potência. Com design ergonômico, proporciona mais facilidade e segurança para o operador. É ideal para uso no mercado agropecuário e florestal, nas atividades de reflorestamento, desbaste, desgalhamento, cortes de árvores de médio e pequeno porte, preparação da madeira, colheita em florestas de pequeno e médio porte, podas de árvores, produção de lenhas e manutenção de árvores.

• Motosserra MS 361
Profissional, utilizada na colheita de árvores em atividades de reflorestamento, a MS 361 possui baixo nível de vibração, baixo consumo de combustível e tem maior vida útil. Associa excelente desempenho a mais facilidade e conforto. Com múltipla aplicação, é ideal para reflorestameto, agropecuária e serviços em geral.

Certa de que as florestas têm papel fundamental ao ecossistema global, a STIHL, além de apoiar projetos de reflorestamento e manejo sustentável, acredita que o seu aproveitamento econômico deve estar associado ao compromisso de ajudar na sua conservação, o que exige cuidado intensivo e máquinas profissionais para realizar o trabalho. O uso correto dos equipamentos propicia que empresas, prestadores de serviços e comunidades trabalhem com os produtos florestais de maneira responsável, com segurança, saúde aos usuários e benefícios para a população.

A estratégia de fabricação de produtos da STIHL está sempre em sintonia com o homem e a natureza. Em seu portfólio, que conta hoje com 57 produtos nos quatro mercados em que atua – agropecuário, florestal, jardinagem e doméstico – a STIHL busca sempre inovar, estratégia que não se limita aos produtos fabricados, mas que permeia todas as ações, incluindo os valores praticados, meio ambiente, pessoas e a política de sustentabilidade.
EXPOFOREST 2011
Feira Florestal Brasileira
Data: 13 a 15 de abril
Local: Horto Florestal / Mogi Guaçu (SP)  / SP 340 – KM 172
A área de 118 hectares de floresta clonal de eucalipto onde será realizada a primeira feira dinâmica da América Latina do setor florestal pertence à International Paper do Brasil.