São Paulo, 14/09/2011

STIHL investe na reforma e ampliação do Centro de Qualificação Sudeste

Líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, a STIHL reinaugura nesta quinta-feira dia 15, na Universidade Federal de Lavras – UFLA (Lavras, MG), o Centro de Qualificação STIHL Sudeste, o segundo centro  regional desse tipo da empresa no Brasil.

O objetivo é a aproximação cada vez maior da empresa com a sua rede de 1.800 pontos de venda no país, levando não só produtos de qualidade e durabilidade, tecnologia inovadora e um porfólio de soluções para os mercados agropecuário, florestal, jardinagem e doméstico, mas fortes investimentos em treinamento, com base na valorização da venda consultiva dos produtos, assistência técnica e entrega técnica, para destacar os diferenciais da marca STIHL

Líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade para os mercados agropecuário, florestal, jardinagem e doméstico, a STIHL reinaugura nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, às 9h30, o Centro de Qualificação STIHL Sudeste (CQS Sudeste), situado no campus da Universidade Federal de Lavras – UFLA, na cidade de Lavras (MG). Com investimentos de R$ 250 mil na reformulação total de dois prédios, o centro, em atuação há 11 anos, foi totalmente reformado e ampliado. Com as novas instalações, a STIHL coloca à disposição de cerca de 350 concessionárias da região uma série de cursos na área técnica, de vendas e de gestão de negócios; showroom como modelo do ambiente das lojas; auditório; bancadas de oficina para a prática com as ferramentas; e cabines especiais para teste de equipamentos. O objetivo é qualificar cada vez mais a rede de concessionárias e aprimorar de forma contínua o atendimento ao consumidor.

"Para colocar os produtos da marca cada vez mais próximos do consumidor final, a STIHL planeja forte aumento dos pontos de venda em todo o país nos próximos anos, hoje no total de 1.800. Para isso, a empresa pretende não só manter a oferta de produtos de qualidade e durabilidade, tecnologia inovadora e soluções que atendem às mais variadas necessidades do mercado, mas investir fortemente na qualificação das concessionárias, com base na valorização da entrega dos produtos, venda consultiva dos produtos, assistência técnica e entrega técnica. A venda das ferramentas STIHL é realizada com todas as informações sobre uso, segurança, manutenção, operação e garantia, sempre acompanhada do procedimento de entrega técnica", afirma Romário Britto, vice-presidente de Marketing e Vendas da STIHL.  O CQS Sul já funciona na fábrica da empresa na cidade de São Leopoldo (RS) e a meta, após a inauguração do CQS Sudeste, segundo Romário, é instalar mais três Centros de Qualificação STIHL nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, consolidando assim, regionalmente, a qualificação de toda a rede de concessionárias STIHL.

Os cursos, realizados por profissionais altamente especializados da STIHL, vão do treinamento básico ao mais avançado, nos módulos Básico, Bronze, Prata e Ouro, além de Novos Produtos e PAGE (na área de gestão) e oferecem uma quantidade enorme de informações: sobre os produtos STIHL; processos de garantia; princípios de funcionamento de motores; lavadoras; carburadores; correntes e sabres; ferramentas de corte; tecnologia; montagem e manuseio de produtos; responsabilidade civil; apresentação de benefícios e atributos; liderança; gestão financeira; gestão organizacional; comunicação no ponto de venda e muitos outros temas. "Nossa meta é ampliar cada vez mais a capacidade de treinamento e de suporte, facilitando o acesso da rede de concessionárias e visando um alto nível de qualificação na venda dos produtos STIHL", afirma Sven Laure, supervisor de Qualificação e Arquitetura do Canal da STIHL.

"A inauguração do novo Centro de Qualificação STIHL Sudeste consolida a nossa parceria com a UFLA, que já vem de longa data", destaca Felipe Leite, responsável pelo CQS Sudeste. "Professores do Departamento de Engenharia Agrícola e alunos em fase de mestrado já participaram de projetos de melhoria de produtos, auxiliando, inclusive, no desenvolvimento de produtos STIHL como o derriçador e o pulverizador SR 420. Esses trabalhos contam sempre com o apoio e orientação do professor Nilson Salvador, chefe do Departamento de Engenharia da UFLA e coordenador, na UFLA pela parceria com a STIHL", destaca Felipe.

A parceria da STIHL com a UFLA começou com o desenvolvimento dos produtos STIHL para o mercado cafeeiro e continuou baseada na confiança entre as partes, levando à criação do Centro de Qualificação STIHL. "Acredito que a parceria UFLA e STIHL representa um modelo extremamente bem-sucedido entre universidade e iniciativa privada, com resultados positivos para os produtores rurais. Um modelo que se consolida cada vez mais e que pode hoje ser adotado em todo o país. Para a universidade, não há nenhum ganho financeiro, mas representa um fator importante no tripé ensino, extensão e pesquisa. Além disso, a parceria gerou empregos para os egressos, estágios para os discentes e palestras de interesse dos alunos", destaca o professor Nilson Salvador.

Para o evento de inauguração do CQS Sudeste foram convidados o prefeito e o vice-prefeito de Lavras; representantes da Câmara de Vereadores; o reitor e o pró-reitor da UFLA, além de professores e chefes de departamento; representantes da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); representantes da rede de concessionárias, consideradas pela STIHL como parceiras, parte da história de sucesso da empresa; consultores de venda da STIHL, o presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther e o gerente de Vendas do Grupo STIHL na América Latina, Michael Pipek. Após a cerimônia de inauguração, haverá visita às instalações seguida de almoço.

Na estratégia de regionalização, a STIHL busca desenvolver os pontos de venda com o objetivo de atender aos interesses do consumidor local, conforme as suas peculiaridades, levando ao produtor rural a confiança de que está sempre ao seu lado com o melhor da tecnologia, informações sobre os produtos e sobre manuseio e segurança e com soluções que de fato melhorem o seu dia a dia. Na visão da STIHL, essa proximidade, o cuidado em cada ponta do processo de produção para oferecer um produto de qualidade e o respeito pelo consumidor, com a oferta de garantias em relação ao produto e de assistência técnica, formam um conjunto que colabora para o reconhecimento positivo da marca no mercado e para a conquista de premiações como presença entre as Mais Admiradas (Carta Capital); Melhor Empresa para Trabalhar (São Leopoldo, RS); Top of Mind (Revista Amanhã); e Top of Mind (Revista Rural), entre outras.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: