São Leopoldo, 21/10/2020

Moradores da Resex Arióca Pruanã recebem embarcação doada pela STIHL

A entrega do veículo faz parte de um projeto firmado com o Instituto Floresta Tropical

Moradores da Resex Arióca Pruanã recebem embarcação doada pela STIHL

O sonho dos moradores da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no Pará, de possuir uma embarcação exclusiva para as atividades de manejo florestal agora é realidade. Neste sábado, 17/10, a comunidade recebeu uma lancha voadeira doada pela empresa STIHL, destinada especialmente para as ações de manejo da unidade de conservação. A entrega do veículo faz parte de um projeto firmado com o Instituto Floresta Tropical (IFT), que prevê o fortalecimento das organizações locais, doação de ferramentas e aprimoramento técnico especializado aos manejadores comunitários da Resex.

"Pra nós, isso é um sonho antigo que se tornou real. Há muito tempo a comunidade luta por melhorias como estrutura de espaços físicos, transportes e equipamentos de trabalho. Por isso, nós somos gratos a essa parceria entre o IFT e STIHL e as conquistas geradas por ela. Essa embarcação será fundamental para o desenvolvimento das atividades de manejo florestal na nossa unidade de conservação", afirmou Mauro Gomes, presidente da Associação dos Moradores da Resex Arióca Pruanã (AMOERAP).

A entrega do barco foi feita na sede da Associação de Moradores da Resex, na comunidade "Deus Proverá", e reuniu diversos manejadores e lideranças locais.  "Esse tipo de parceria é fundamental para fomentar o manejo florestal na comunidade e de suma Importância para o nosso território, enquanto organização. Um equipamento desse vai servir e muito para ajudar nas nossas atividades logísticas e no desenvolvimento do nosso trabalho de manejo florestal comunitário familiar aqui dentro da Reserva Extrativista", ressaltou José Filho, estudante de engenharia florestal e morador da Resex.

 Marcelo Galdino, coordenador do programa Florestas Comunitárias, do IFT, destacou a importância da parceria com a Stihl e afirmou que os principais objetivos dessa iniciativa são o fortalecimento da organização social e promoção do manejo florestal na localidade. "O IFT e a STIHL são parceiros há vinte anos.  A entrega da embarcação para a Resex Arióca Pruanã é mais uma importante conquista gerada através dessa parceria. Ela atende a um acordo firmado exclusivamente para a Resex, visando o desenvolvimento da produção agroextrativista feita pela comunidade", explicou.

De acordo com o gerente de qualificação e projetos socioambientais, Raul Kriedte, a relação de parceria com o IFT prevê também doação de ferramentas e qualificação técnica. "O nosso objetivo vai além da doação material. Enxergamos o valor que o meio de transporte agregará para a Resex Arióca Pruanã sob o ponto de vista social e econômico, envolvendo mulheres e jovens na criação de uma cooperativa para comercialização de madeira e de açaí, produzidos através do manejo florestal sustentável. Acima disso, visamos estabelecer conjuntamente projetos de capacitação e desenvolvimento para melhor estruturação das atividades e iniciativas realizadas pela comunidade. Esta atuação é de extrema relevância e orgulho para a STIHL e é complementar à cultura organizacional da empresa que prima pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento da qualidade de vida de todos os setores da sociedade".

 

Arióca Pruanã

Desde 2017 o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Na UC moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: