São Leopoldo, 25/08/2021

Inclusão no mercado de trabalho gera igualdade para pessoas com deficiência

Dia 21 a 28 de agosto ocorre a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência no RS. Com mais de 3,5 mil colaboradores, unidade da STIHL em São Leopoldo possui 163 funcionários com deficiência e uma ampla estrutura de programas para empregá-los

Inclusão no mercado de trabalho gera igualdade para pessoas com deficiência

A inclusão efetiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho se dá por meio da criação de estratégias, ações e iniciativas, que permitam aos profissionais a condição de se sentirem parte da organização ativamente, executando as funções de forma ampla e contribuindo para os resultados. Atualmente, no Brasil, segundo dados do IBGE de 2019, ao menos 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país. Em Porto Alegre, de acordo com dados do IBGE de 2010, o número é de 23,8 dos habitantes.

 

A STIHL possui uma sólida atuação neste sentido e iniciou este trabalho em 1977. Com mais de 3,5 mil funcionários na unidade de São Leopoldo, a organização emprega 163 colaboradores com deficiência. A Pamela, que atua como telefonista na portaria 1 da STIHL, é uma destas profissionais e está na empresa há quase dez anos. "Me sinto extremamente participativa em todas as atividades, desenvolvi uma facilidade de comunicação com os colegas e com o computador, que é minha ferramenta de trabalho. As pessoas que chegam na portaria se surpreendem comigo na posição de telefonista e, pelo meu desempenho, muitos nem percebem minha deficiência visual", relata. A profissional destaca também a importância de uma estrutura para o bem-estar durante o trabalho. "As adaptações de acessibilidade que foram desenvolvidas na STIHL, como o piso tátil direcional, permite me deslocar com facilidade para ir ao restaurante, por exemplo. A flexibilização de horário também me permite equilibrar a vida profissional e pessoal. Trabalhar na stihl faz com que eu pense em projetos de vida, por ter a certeza que conseguirei realizá-los", afirma Pamela.

 

Já o Denis, baiano que atua na Montagem da fábrica, possui deficiência auditiva e relata que aprendeu LIBRAS no Rio Grande do Sul e também conheceu a STIHL. "Sempre busco ajudar nossos colegas surdos a vencer obstáculos que um dia eu também já superei. Procuro contribuir desta forma para que as próximas gerações não tenham tanta dificuldade. Por meio dos programas da empresa para capacitação dos colaboradores em LIBRAS, é possível conversar de forma mais difundida com, cada vez mais, pessoas se comunicando por meio desta linguagem", informou Denis.  O curso de LIBRAS encontra-se disponível aos funcionários na plataforma de capacitação online EAD STIHL – que reúne outras diversas aulas. Além disso, a empresa criou o Mural Inclusivo, que oferece acessibilidade ao canal de comunicação interno por meio da gravação de vídeos em LIBRAS – prática que foi reconhecida pelo Top Ser Humano da ABRH-RS já em 2017.

 

O diretor de Recursos Humanos, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da STIHL, Diego Pereira, ressalta que a empresa percebe a inclusão verdadeira quando todo o ambiente de trabalho está preparado para interagir. "Buscamos desenvolver tanto as nossas pessoas como também a nossa estrutura para formar um ecossistema totalmente interativo entre todos os profissionais. É de fundamental importância dar a devida condição para que todos possam colaborar com a busca dos objetivos. Isto faz com que o sentimento de pertencimento em cada funcionário aflore e o reflexo será visível no desempenho e nos resultados", conceitua. Juntamente da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto, a STIHL também realiza a sua semana em alusão ao tema e disseminará histórias de inclusão dentro da organização.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: