Porto Alegre, 17/12/2013

Cuidados com o jardim devem ser redobrados no verão

Durante a estação que inicia no dia 21 de dezembro, flores e plantas precisam de atenção especial

Com a chegada do verão, as flores e plantas precisam de cuidados especiais para se adaptar ao período. Nessa época do ano, as altas temperaturas e a maior concentração de pragas podem comprometer a saúde do jardim. Além disso, alguns cuidados podem fazer com que ele se desenvolva ainda mais.

Na estação mais quente do ano o gramado demanda maiores cuidados, com cortes e aparações frequentes. Para tanto, os cortadores de grama e as roçadeiras STIHL são os equipamentos mais indicados, pois são ergonômicos e realizam o trabalho com maior facilidade. A estação também é propícia para o corte de cercas vivas, muito comuns nas praias e em jardins. Para esse serviço, o equipamento mais indicado é o podador – à combustão, elétrico ou bateria. Já a poda das árvores deve ser deixada de lado nesta época, já que depois da primavera elas entram na fase de novos brotos.

O efeito do forte sol sob as plantas também deve ser reparado. A posição ideal para o vaso é em um local no qual tenha iluminação em apenas um turno por dia. E se a planta murchar deve-se repensar o posicionamento. Devido à alta temperatura do verão, as plantas perdem mais líquido e com isto, o período entre uma rega e outra deve ser encurtado.

As pragas são o grande problema de quem quer manter um jardim bonito e bem cuidado no verão, porém, se há o ataque, é porque alguma coisa não estava certa. Seja a iluminação, a umidade em excesso, pouca circulação de ar entre outros. E se for necessário um replantio de alguma muda, este é o período mais adequado, tendo em vista que as plantas precisam crescer e expandir suas raízes. Se realizada esta opção, a quantidade de água deve ser aumentada, e os adubos devem ser utilizados em maior quantidade.
 

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: