São Leopoldo , 12/04/2022

Comunicado de Falecimento

Filha do fundador da STIHL, Eva Mayr-Stihl faleceu no último sábado, dia 9 de abril, aos 87 anos

Comunicado de Falecimento Zoom

É com muito pesar que comunicamos o falecimento de Eva Mayr-Stihl, sócia e ex-presidente da Diretoria Executiva do Grupo STIHL.

Em memória de Eva Mayr-Stihl

Eva Mayr-Stihl, mulher de negócios e filantropa, faleceu em 9 de abril de 2022. Mayr-Stihl era uma empresária dedicada que foi fundamental para o sucesso da STIHL e passou 33 anos guiando a empresa familiar como membro de sua equipe de administração sênior. Ao longo de seus muitos anos de serviço no Conselho Consultivo e no Conselho Supervisor, ela manteve-se atenta à direção estratégica da empresa.

Forte crescimento e internacionalização

Mayr-Stihl ingressou na empresa de seu pai em 1960. Com sua formação educacional em administração de empresas e linguística, ela assumiu a responsabilidade pela publicidade e pesquisa de mercado. Sua experiência e seu esforço para assumir um papel de liderança na empresa rapidamente deram frutos, quando ela e seus irmãos se tornaram sócios em 1961. Dois anos mais tarde, seu pai lhe deu o poder de representar a empresa e realizar transações em seu nome. Após a morte de seu pai em 1973, Mayr-Stihl tornou-se presidente adjunta do conselho de administração, colocando-a como encarregada das finanças e do controle a partir de 1975. Quando ela ingressou na STIHL, a empresa empregava 740 pessoas e gerava uma receita anual de 12,8 milhões de euros. Sob sua liderança, ela e seu irmão Hans Peter Stihl ajudaram o negócio familiar a evoluir para um grupo internacional de empresas com uma linha de produtos e fábricas em constante expansão na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Suíça, Áustria, China e Filipinas. Em 2002, Mayr-Stihl e os acionistas da família se retiraram das operações da empresa. Após a nomeação de um Conselho Executivo fora do controle da família, ela se juntou ao Conselho Consultivo da STIHL.

Durante seu tempo no comendo, Mayr-Stihl dedicou sua atenção ao monitoramento das finanças da empresa. Hans Peter Stihl descreveu o papel de sua irmã na equipe administrativa sênior da STIHL como "a voz da razão" que proporcionou "um senso de equilíbrio necessário": "Sempre que eu tinha planos de investimento muito altos, o que acontecia ocasionalmente, ela me trazia de volta à terra". O compromisso da STIHL com várias associações empresariais alemãs dificilmente teria sido possível sem sua irmã, que frequentemente o substituía e assumia funções adicionais na empresa. Os dois compartilharam um escritório por muitos anos, ajudando a criar um forte vínculo.

Senso de responsabilidade para com a sociedade e um mundo sustentável

O segundo pilar da vida de Mayr-Stihl foi seu trabalho filantrópico. Em 1986, ela e seu marido Robert Mayr estabeleceram a Fundação Andreas Stihl, uma organização sem fins lucrativos que seria renomeada Fundação Eva Mayr-Stihl em 2004. A fundação foi criada para financiar projetos nas áreas de bem-estar animal, educação, ciência, pesquisa, artes e cultura. Hoje, a instituição apoia uma variedade de programas, incluindo uma cátedra de genética florestal na Universidade de Freiburg e um grupo de pesquisa sobre ciclos de materiais recicláveis. A cada dois anos, a Fundação Eva Mayr-Stihl também se une aos departamentos florestais das universidades alemãs para organizar o Prêmio Alemão de Ciências Florestais. Até hoje, a organização doou mais de 38 milhões de euros para apoiar causas em linha com sua missão: "Nosso credo é trabalhar por um mundo melhor, no qual a saúde física e mental, assim como um forte senso de responsabilidade sustentável pelo meio ambiente, sejam vistos como importantes valores por todos os cidadãos".

Muitos prêmios

Em 11 de novembro de 2009, Mayr-Stihl recebeu o Prêmio de Economia de Mercado Social da Fundação Konrad Adenauer na igreja de St. Paul em Frankfurt. Em 2011, ela recebeu a Ordem de Mérito de 1ª Classe da República Federal da Alemanha e se tornou a primeira mulher a receber a chave da cidade de Waiblingen. Em 2019, Mayr-Stihl foi nomeada Senadora Honorária da Universidade de Freiburg.

Os colaboradores da STIHL e suas famílias estão profundamente entristecidos com a morte de Mayr-Stihl.

Perfil da empresa

O Grupo STIHL desenvolve, fabrica e distribui ferramentas motorizadas para os mercados florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico. Os produtos são distribuídos através de revendedores autorizados - incluindo 41 subsidiárias de vendas e marketing, cerca de 120 importadores e mais de 54.000 revendedores em mais de 160 países. A STIHL produz em fábricas próprias em sete países: Alemanha, EUA, Brasil, Suíça, Áustria, China e nas Filipinas. Desde 1971, a STIHL é a marca de motosserras mais vendida no mundo. A empresa foi fundada em 1926 e está sediada em Waiblingen, perto de Stuttgart, na Alemanha. Em 2020, a STIHL atingiu um volume de vendas mundial de 4,58 bilhões de euros com uma força de trabalho de 18.200 colaboradores.