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Injeção de combustível

A tecnologia de injeção de combustível torna os motores leves e eficientes – e transforma uma máquina STIHL em uma potência extraordinária para um trabalho profissional.

Grande plano de um homem a serrar com a motosserra MS 500i

Máquinas com injeção de combustível

A inovação STIHL explora as possibilidades dos sistemas de injeção de combustível, criando máquinas potentes que dispensam o uso de carburador.

O que é a injeção de combustível?

A tecnologia de injeção de combustível é um sistema de introdução de uma mistura de combustível/ar no cilindro de um motor de combustão. É uma aplicação alternativa ao carburador, sendo muito utilizado em motores de automóveis. Para entender melhor o conceito, é preciso ter uma visão geral de como funciona um motor.

Oxigênio: a chave para o desempenho do motor

Conseguir um excelente desempenho do motor não é tanto uma questão do combustível que utiliza, mas sim do ar com que é combinado. Grande parte do combustível que circula dentro de um motor é simplesmente um catalisador, necessário para ajudar o oxigênio no ar a reagir com as partículas de hidrocarbonetos contidas no combustível. Como tal, o principal requisito para o combustível num motor é que este esteja no local certo no momento certo – bem como na quantidade certa. Apenas uma mistura de combustível/ar perfeitamente proporcionada garante uma combustão rápida e completa, permitindo que o motor funcione com todo o seu potencial. O segredo para construir motores confiáveis de alto desempenho é garantir que esta mistura é a correta.

Carburador em comparação com injeção de combustível

Uma forma de fornecer a mistura de combustível/ar perfeita num motor é através de um carburador. Trata-se de uma tecnologia há muito consagrada, mas não muito simples; um carburador é um componente mecânico que se baseia principalmente no diferencial de pressão entre a pressão de admissão e a pressão atmosférica. O processo normalmente ocorre sem problemas, mas é necessário estar ciente de fatores que podem prejudicar o funcionamento do carburador: variações de altitude e temperatura; um filtro de ar contaminado; desgaste do motor e qualidade do combustível. Isso não é ideal se você é um profissional e precisar confiar no desempenho a várias altitudes e condições de temperatura – é por isso que a STIHL desenvolveu máquinas com sistemas de injeção de combustível.

Enquanto um carburador utiliza diferenças na pressão para misturar combustível com ar, a tecnologia de injeção de combustível fornece o combustível diretamente ao cárter através de um injetor, ou diretamente ao coletor de admissão. A bomba de injeção mantém a pressão do combustível num nível constante, garantindo assim que o injetor de combustível fornece exatamente a quantidade correta de combustível em qualquer momento durante a utilização.

Tipos de sistema de injeção de combustível

O princípio da injeção de combustível é um avanço tecnológico e existem algumas formas diferentes de implementar a injeção de combustível. Vamos destacar três categorias principais.

Injeção direta de combustível

Aqui se descrevem os sistemas de injeção direta de combustível que introduzem a mistura de combustível diretamente na câmara de combustão.

Tecnologia avançada 

A utilização de um sistema de injeção de combustível num motor de motosserra torna o trabalho mais leve, uma vez que o motor foi desenvolvido numa perspectiva holística e concebido para um peso leve com deslocamento otimizado. O alternador significa que não são necessários os imãs convencionais no volante do motor e que a unidade de comando está posicionada diretamente no volante do motor. Esta conceção permite um resfriamento mais eficiente, o que tornou possível utilizar um volante do motor mais pequeno do que nas motosserras convencionais da mesma categoria; a massa extra do volante do motor necessária para o ralenti é fornecida por um anel de aço sob as pás da ventoinha, que não só compensa o tamanho reduzido do volante do motor, como também reduz a carga da cambota/virabrequim, reduzindo ainda mais o peso total da motosserra. A posição da unidade de comando da injeção na caixa do depósito também oferece um deslocamento, um peso e um centro de gravidade ótimos – contribuindo, assim, para um motor de injeção direto, compacto e leve.

Resumo: injeção de combustível

  • Desempenho ótimo do motor em todas as condições;
  • Comportamento de arranque inigualável em quaisquer condições meteorológicas e a qualquer altitude;
  • Sequência de arranque direta sem alavanca de arranque;
  • Operação sem ajuste manual.
Motosserra a gasolina STIHL MS 261 C-M sobre um tronco na floresta
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