Injeção de combustível
A tecnologia de injeção de combustível torna os motores leves e eficientes – e transforma uma máquina STIHL em uma potência extraordinária para um trabalho profissional.
11.09.2024
Máquinas com injeção de combustível
A inovação STIHL explora as possibilidades dos sistemas de injeção de combustível, criando máquinas potentes que dispensam o uso de carburador.
O que é a injeção de combustível?
A tecnologia de injeção de combustível é um sistema de introdução de uma mistura de combustível/ar no cilindro de um motor de combustão. É uma aplicação alternativa ao carburador, sendo muito utilizado em motores de automóveis. Para entender melhor o conceito, é preciso ter uma visão geral de como funciona um motor.
Oxigênio: a chave para o desempenho do motor
Conseguir um excelente desempenho do motor não é tanto uma questão do combustível que utiliza, mas sim do ar com que é combinado. Grande parte do combustível que circula dentro de um motor é simplesmente um catalisador, necessário para ajudar o oxigênio no ar a reagir com as partículas de hidrocarbonetos contidas no combustível. Como tal, o principal requisito para o combustível num motor é que este esteja no local certo no momento certo – bem como na quantidade certa. Apenas uma mistura de combustível/ar perfeitamente proporcionada garante uma combustão rápida e completa, permitindo que o motor funcione com todo o seu potencial. O segredo para construir motores confiáveis de alto desempenho é garantir que esta mistura é a correta.
Carburador em comparação com injeção de combustível
Uma forma de fornecer a mistura de combustível/ar perfeita num motor é através de um carburador. Trata-se de uma tecnologia há muito consagrada, mas não muito simples; um carburador é um componente mecânico que se baseia principalmente no diferencial de pressão entre a pressão de admissão e a pressão atmosférica. O processo normalmente ocorre sem problemas, mas é necessário estar ciente de fatores que podem prejudicar o funcionamento do carburador: variações de altitude e temperatura; um filtro de ar contaminado; desgaste do motor e qualidade do combustível. Isso não é ideal se você é um profissional e precisar confiar no desempenho a várias altitudes e condições de temperatura – é por isso que a STIHL desenvolveu máquinas com sistemas de injeção de combustível.
Enquanto um carburador utiliza diferenças na pressão para misturar combustível com ar, a tecnologia de injeção de combustível fornece o combustível diretamente ao cárter através de um injetor, ou diretamente ao coletor de admissão. A bomba de injeção mantém a pressão do combustível num nível constante, garantindo assim que o injetor de combustível fornece exatamente a quantidade correta de combustível em qualquer momento durante a utilização.
Tipos de sistema de injeção de combustível
O princípio da injeção de combustível é um avanço tecnológico e existem algumas formas diferentes de implementar a injeção de combustível. Vamos destacar três categorias principais.
Aqui se descrevem os sistemas de injeção direta de combustível que introduzem a mistura de combustível diretamente na câmara de combustão.
Neste tipo de sistema de injeção de combustível, o combustível é introduzido diretamente no cárter numa fase inicial do processo de compressão. Uma vantagem desta abordagem é o fato de a pressão de injeção que tem de ser ultrapassada ser relativamente baixa. A atomização e o aquecimento do combustível são alcançados pelo movimento do pistão para o ponto-morto superior e pela compressão aumentada resultante deste movimento.
Este tipo de sistema de injeção de combustível é também conhecido como injeção no coletor. O combustível é injetado no coletor de admissão do motor, a partir de onde o pistão leva a mistura de combustível/ar preparada. Com este método, a mistura de combustível/ar pode ser fornecida ao pistão de forma extremamente eficaz, o que constitui um enorme benefício em termos de refrigeração interna.
Tecnologia avançada
A utilização de um sistema de injeção de combustível num motor de motosserra torna o trabalho mais leve, uma vez que o motor foi desenvolvido numa perspectiva holística e concebido para um peso leve com deslocamento otimizado. O alternador significa que não são necessários os imãs convencionais no volante do motor e que a unidade de comando está posicionada diretamente no volante do motor. Esta conceção permite um resfriamento mais eficiente, o que tornou possível utilizar um volante do motor mais pequeno do que nas motosserras convencionais da mesma categoria; a massa extra do volante do motor necessária para o ralenti é fornecida por um anel de aço sob as pás da ventoinha, que não só compensa o tamanho reduzido do volante do motor, como também reduz a carga da cambota/virabrequim, reduzindo ainda mais o peso total da motosserra. A posição da unidade de comando da injeção na caixa do depósito também oferece um deslocamento, um peso e um centro de gravidade ótimos – contribuindo, assim, para um motor de injeção direto, compacto e leve.
Resumo: injeção de combustível
- Desempenho ótimo do motor em todas as condições;
- Comportamento de arranque inigualável em quaisquer condições meteorológicas e a qualquer altitude;
- Sequência de arranque direta sem alavanca de arranque;
- Operação sem ajuste manual.