Todo o equipamento de corte precisa de cuidados: afie a corrente da sua motosserra STIHL regularmente para garantir o máximo desempenho.
03.09.2024
Até mesmo as melhores correntes de serra perdem a afiação com o passar do tempo. Como consequência, o trabalho torna-se mais cansativo e a motosserra fica exposta a um desgaste cada vez maior. Além disso, aumenta o esforço físico exigido e o resultado de corte é cada vez menos satisfatório.
Se você nota os sinais descritos a seguir ao trabalhar com a sua motosserra, será necessário afiar ou mesmo substituir a corrente.
1.º sinal
A corrente de serra não penetra na madeira. Você precisa empurrar a máquina contra a madeira para que a serra corte.
2.º sinal
A corrente da serra produz serragem fina em vez de aparas grandes em cortes de seccionamento ou no sentido do comprimento, ou seja, em cortes verticais na madeira.
3.º sinal
Formação de fumaça durante o corte, apesar da lubrificação intacta e da tensão adequada da corrente.
4.º sinal
A motosserra pende para um lado e o corte fica enviesado. Isso costuma indicar a existência de dentes de corte cegos de um dos lados ou de comprimento irregular.
5.º sinal
A motosserra chacoalha e salta ao serrar. É difícil fazer um posicionamento preciso.
Nos vídeos, mostramos como você pode afiar uma corrente 3/8 e 1/4.
Qual é a distância do limitador de profundidade?
A distância do limitador de profundidade é aquela entre a aresta dianteira do topo do dente e a aresta superior do limitador de profundidade. Quanto maior for essa distância, mais madeira é retirada por dente. A distância do limitador de profundidade diminui à medida que os dentes da serra são afiados. Isso deve-se ao fato de que, ao afiar, o dente da serra fica mais curto e também mais plano devido ao seu formato (mais estreito e plano para trás).
Por isso, para um bom resultado de corte, ao afiar a corrente, também é necessário controlar e, se necessário, ajustar a distância do limitador de profundidade.
Você mesmo pode afiar mais de uma vez os dentes de corte da sua corrente de serra de dentes de cinzel usando uma lima redonda. No entanto, a ferramenta utilizada deve ser adequada à corrente da serra. Se você utilizar uma lima errada, pode acabar reduzindo a capacidade de corte da corrente. Ensinamos como afiar a corrente de motosserra com lima e como encontrar a lima redonda certa.
A escolha da lima redonda correta depende do passo da corrente da serra. Cada passo da corrente corresponde um diâmetro específico de lima redonda.
O passo da corrente determina a sua atribuição a certas classes de desempenho da motosserra. Você pode descobrir facilmente o passo da corrente das motosserras STIHL, uma vez que existe um algarismo identificador no limitador de profundidade. Com a tabela de conversão da STIHL, você descobre facilmente o diâmetro de lima necessário.
Se o algarismo do limitador de profundidade não for legível, o passo da corrente pode ser determinado com um calibre de controle para correntes. Também como alternativa, podemos calcular o passo da corrente. Para isso, é necessário medir a distância do centro de um parafuso de rebite até ao centro do próximo, por exemplo, com um paquímetro. Divida o resultado por dois para obter o passo da corrente em milímetros. No entanto, uma vez que o passo da corrente é sempre em polegadas, é necessário converter o resultado: um milímetro corresponde a 0,039 polegadas, o que significa que ainda é preciso multiplicar o resultado medido em milímetros por 0,039 para obter o valor correspondente em polegadas. Com o valor obtido, basta procurar o diâmetro de lima adequado na tabela de conversão da STIHL:
Marcação no limitador de profundidade | Marcação alternativa no limitador de profundidade | Passo da corrente | Diâmetro da lima redonda |
---|---|---|---|
1 | 1/4 | 1/4" | 4,0 milímetros |
2 | 325 | 0,325" | 4,8 milímetros |
3 | 3/8 | 3/8" | 5,2 milímetros |
4 | 404 | 0,404" | 5,5 milímetros |
6 | P, PM | 3/8" Picco | 4,0 milímetros |
7 | 1/4" Picco | 3,2 milímetros |
Tenha em mente que as limas para correntes de motosserra têm outro tipo de corte, ou seja, uma textura de superfície diferente das limas de oficina, por exemplo. Estas últimas não são, por isso, em princípio, adequadas para afiar uma corrente de motosserra.
Depois de selecionar a lima adequada, certifique-se de que o seu local de trabalho é seguro. Além das ferramentas corretas, você irá precisar de espaço suficiente e deve usar luvas de material resistente por uma questão de segurança.
Limpe e inspecione a corrente quanto aos danos. Depois, estique um pouco a corrente para afiar melhor os dentes. Utilize uma caneta para definir um dente de referência, que servirá de medida para os restantes.
Verifique sempre se a marca de desgaste ainda não foi alcançada. Caso contrário, recomendamos a substituição completa da corrente.
Oriente a lima segurando no cabo com uma mão e, com a outra, passe-a no dente de corte num movimento para a frente. Comece pelo dente de referência e coloque a lima no dente de corte de modo que, exercendo pressão de dentro para fora, consiga passar a lima ao longo do dente de corte.
Afie sempre num ângulo de 90 graus em relação ao sabre. A lima só agarra quando é movida para a frente – levante-a ao voltar. Rotacione um pouco a lima em intervalos regulares para evitar o desgaste unilateral.
O ângulo de afiação comum das correntes STIHL é de 30 graus – se utilizar um auxiliar de afiação (por exemplo, uma placa de ângulo de lima), você pode simplesmente utilizar as marcações existentes como orientação para manter o ângulo correto.
Posicione a lima a modo que um quarto do seu diâmetro sobressaia do topo do dente. Afie o dente de referência até voltar a obter um corte perfeito. Como medida de manutenção, recomendamos que a limagem seja mais frequente. Isso evita uma limagem demorada, proporcionando um maior desgaste de material.
Se você ver reflexos de luz no gume, significa que o dente de corte ainda não está afiado.
Só quando não houver mais reflexos de luz é que se pode presumir que o dente de corte está bem afiado.
Em seguida, afie todos os dentes de corte desse lado para o mesmo comprimento. Depois, vire a motosserra 180 graus e afie todos os dentes de corte do outro lado. Todos os dentes de corte devem ficar com o mesmo comprimento do dente de referência.
Ao afiar o dente da motosserra, a distância do limitador de profundidade também diminui automaticamente. Quando todos os dentes de corte estiverem afiados, será necessário verificar a distância do limitador de profundidade e, se necessário, ajustá-la. Para verificar a distância do limitador de profundidade, utilize o calibrador de limas adequado para o passo da corrente.
Coloque o calibre da lima na corrente. Se o medidor de profundidade sobressair acima do calibre, será preciso ajustar.
Com uma lima plana, lime o limitador de profundidade na horizontal, de modo que ele fique nivelado com o calibrador de limas. Para correntes de serra com elos de tração de segurança, a curva é trabalhada simultaneamente com o medidor de profundidade. Se o limitador de profundidade estiver da altura correta, lime a parte superior de maneira enviesada seguindo a marca de serviço na corrente – não coloque a parte mais alta do limitador de profundidade mais abaixo. Cuidado para não tocar no dente de corte recém-afiado com a lima plana. Limitadores de profundidade muito baixos aumentam a tendência de rebote.
Teoricamente, também é possível ajustar o limitador de profundidade sem o calibrador de limas. Neste caso, devemos sempre usar a marca de serviço. No entanto, esta afiação "a olho" é mais suscetível a erros, por isso recomendamos a utilização de um calibrador de limas. Atenção: para repor o limitador de profundidade, utilize sempre uma lima plana; as limas redondas não são adequadas para isso!
Dica de produto: com o porta-limas 2 em 1, você pode afiar os dentes da corrente da motosserra e, ao mesmo tempo, voltar a colocar o limitador de profundidade na altura correta.
Afiar nunca foi tão fácil: a inovadora corrente STIHL 3/8" Rapid Hexa é afiada com a lima sextavada Hexa, especialmente desenvolvida para este efeito, dispensando acessórios de afiação. A novíssima lima sextavada está perfeitamente adaptada à forma inovadora do dente de corte Hexa e permite a reafiação rápida e quase perfeita da corrente com um ângulo de afiação ideal. Graças à nova forma dos dentes da corrente Rapid Hexa, temos uma corrente de serra muito durável, com até mais 10% de capacidade de corte do que a 36 RS.
Para afiar a sua corrente de serra Rapid Hexa, coloque a lima sextavada num ângulo de 90 graus em relação ao sabre. A parte arredondada fica virada para cima e corre paralelamente à marcação no dente de corte, proporcionando assim o ângulo de afiação ideal de 25 graus.
Segure no cabo com uma mão e, com a outra, passe com a lima no dente de corte num movimento para a frente. Desencoste a lima quando recuar do dente de corte para, assim, limar apenas para a frente. Em seguida, ajuste o limitador de profundidade. Para instruções detalhadas, consulte o passo 3 descrito acima.
O limitador de profundidade faz parte do dente de corte da corrente. Ele determina a profundidade com que o dente de corte penetra na madeira e a quantidade de madeira que é retirada ao serrar com a motosserra. Para obter uma capacidade de corte perfeita, a distância do limitador de profundidade tem de estar bem ajustada ao tipo de madeira. Nós explicamos o que devemos levar em consideração nesses casos.
Cada tipo de madeira se comporta de maneira diferente ao ser serrada. O ajuste correto do limitador de profundidade facilita o trabalho para você e para a sua motosserra. Na prática, recomendamos que, ao comprar a corrente, pense no tipo predominante de madeira que vai cortar.
As madeiras mais duras têm uma maior resistência à serragem do que as macias. Para cortar madeira dura, a distância do limitador de profundidade não deve ser muito grande. Ao cortar madeira macia a distância pode ser de até 0,2 mm. Para isso, você pode usar o calibrador de limas com o passo da corrente imediatamente acima.
O passo da corrente ajuda a escolher a distância do limitador de profundidade. Para saber qual a distância do limitador de profundidade para madeira dura, consulte a tabela acima.
Você pode baixar aqui, com toda a comodidade, o manual de instruções da sua motosserra STIHL .
O ângulo para afiar a corrente de uma motosserra é de cerca de 30 graus. Acessórios de afiação, como uma placa de ângulo de lima, indicam o ângulo de afiação correto através de marcações. Isso permite afiar a corrente com precisão.
A frequência com que se deve afiar a corrente de uma motosserra depende de vários fatores. Em geral, você deve afiar a corrente da sua motosserra se a corrente já não penetra na madeira, se, ao cortar no comprimento, ela largar apenas serragem fina em vez de aparas grandes, se o corte for enviesado ou se tornar difícil um posicionamento preciso. A formação de fumaça também pode indicar uma corrente sem afiação.
Uma lima redonda é a melhor opção para afiar a corrente. Para determinar o diâmetro correto da lima, consulte o passo da corrente. As correntes STIHL têm uma marcação no limitador de profundidade indicando o diâmetro recomendado para limas redondas.
Afiar uma corrente não é caro. A sua loja especializada STIHL realiza todos os trabalhos necessários com ferramentas profissionais em pouco tempo para que a sua corrente de serra volte a ficar afiada de forma rápida e perfeita.
A rapidez com que a corrente de uma motosserra perde a afiação depende da duração e da intensidade da sua utilização. Para os melhores resultados de corte a longo prazo, não trabalhe com a motosserra até que a sua corrente perder toda sua afiação. Em vez disso, afie a corrente passando umas poucas vezes a lima para que você possa trabalhar sempre da melhor forma possível.
Você pode pedir para afiar correntes da sua motosserra na sua loja STIHL. Aí pode ter a certeza de que a corrente da sua motosserra será afiada da melhor forma e com ferramentas profissionais, ficando operacional num instante.