Pular para o conteúdoPular para o rodapé

Podar árvores frutíferas – Visão geral e instruções

As árvores frutíferas precisam de cuidados regulares. Saiba agora quando e como podar árvores frutíferas corretamente!

Uma mulher a podar uma árvore de fruto

Visão geral: podar árvores frutíferas

  • O momento certo recomendado para a poda depende da espécie da árvore;
  • Podar árvores frutíferas de semente e de caroço mais no final do inverno, com exceção da cerejeira que deverá ser podada um ou dois meses após a colheita do fruto;
  • Dependendo da idade da árvore, efetuar poda de plantio, formação, manutenção ou rejuvenescimento;
  • Respeitar as proibições de corte que possam existir no seu país.

Para podar árvores frutíferas, a sua ferramenta de corte deve estar afiada para evitar que os ramos sejam esmagados ou rasgados.

A tesoura de poda STIHL Bypass PG 20 é adequada para podas mais pequenas. Para podas maiores, é melhor utilizar uma tesoura de poda STIHL Bypass PB 10 ou um podador de galhos a bateria STIHL GTA 26, que poderão facilitar a poda de árvores frutíferas.

As árvores frutíferas devem ser podadas uma vez por ano. Escolha o momento da poda de acordo com o tipo de fruta. Como regra geral, para o momento de poda certo, aplica-se o seguinte: árvores frutíferas de semente e de caroço no inverno, com exceção da cerejeira que deverá ser podada um ou dois meses após a colheita do fruto.

É importante podar as suas árvores frutíferas para as manter saudáveis e permitir uma boa colheita. Podar anualmente evita pragas, estimula o crescimento e garante que a copa da árvore fica bem exposta – o que também melhora a qualidade dos frutos.

Para podar árvores frutíferas corretamente, desbaste a copa da árvore e remova todos os galhos de água, ou seja, os ramos finos que crescem na vertical. Tenha em atenção o balanço da seiva, cortando sempre os ramos-guia à mesma altura. As árvores jovens podem ser podadas mais intensamente, enquanto nas mais velhas é conveniente ser menos impetuoso.

Podar árvores frutíferas – o momento certo

O momento ideal para podar árvores frutíferas depende da espécie da árvore. As árvores frutíferas devem ser podadas de preferência entre maio e setembro, fora do período de vegetação.

Um calendário de jardinagem pode ajudá-lo a manter uma visão geral de todos os trabalhos necessários ao podar árvores.

 

Podar árvores frutíferas por espécie 

Dependendo das árvores frutíferas que pretende podar, há muita coisa a se ter em conta. Continue lendo para saber mais sobre as particularidades de algumas espécies de árvores que selecionamos.

Ameixas maduras e suculentas na árvore

Podar uma ameixeira

As ameixeiras devem ser podadas regularmente para assegurar uma boa colheita, visto que a poda promove o desenvolvimento de muitos frutos aromáticos. O final do inverno é uma boa época para podar a ameixeira.

Cerejas num ramo

Podar uma cerejeira

As cerejeiras são de crescimento forte, por isso devem ser podadas pelo menos uma vez por ano. A melhor época para podar a sua cerejeira é no verão, depois da colheita. Assim, terá sempre uma árvore saudável com muitos frutos.

Limões num limoeiro

Podar limoeiros

Um limoeiro traz um amarelo luminoso e um toque mediterrânico ao seu espaço verde. A poda do limoeiro é importante para dar à copa uma forma bonita e estimular a formação de frutos. O melhor é fazê-lo no final do inverno.

Como podar corretamente as árvores frutíferas

Para que possa podar corretamente a sua árvore frutíferas, compilamos algumas dicas úteis para você – até porque, o procedimento correto de manutenção das árvores é decisivo para um crescimento saudável.

Podar árvores frutíferas – o que cuidar

  1. Ao podar árvores frutíferas, aplique a tesoura perto dos botões. Se a distância até aos botões for muito grande, a madeira secará até o próximo ponto de vegetação. Será difícil formar ramos novos nesta madeira morta. Por isso, deverá aplicar o corte a uma distância de cerca de 1 a 3 milímetros de botões virados para fora.

  2. Tente não deixar tocos ao podar uma árvore frutíferas, uma vez que a madeira morta tende a apodrecer e formar bolor. Ao podar as árvores frutíferas, corte os ramos o mais próximo possível do anel do ramo, sem o danificar.

  3. Os ramos grandes devem ser cortados das árvores frutíferas em várias etapas. Desta forma, evitará danos maiores na casca ou a quebra descontrolada de ramos. Por último, remova cuidadosamente o toco à frente do anel do ramo.

  4. Ao podar árvores frutíferas, preste atenção ao chamado balanço da seiva. Uma copa de árvore frutíferas clássica tem, na melhor das hipóteses, a forma de uma pirâmide e é composta por um ramo central e três a quatro ramos-guia que crescem lateralmente.  Durante os primeiros anos de crescimento, é particularmente importante manter este balanço da seiva. Para isso, todos os ramos-guia deverão ter aproximadamente a mesma altura. O rebento central deve ser cerca de 20 centímetros mais comprido.

  5. Corte os galhos de água logo no início do verão. Ao podar uma árvore frutíferas intensamente, é frequente formarem-se muitos galhos de água no topo dos rebentos. Remova-os, pois assim as feridas poderão cicatrizar antes do inverno.

  6. Lembre-se de regar bem as suas árvores frutíferas. Especialmente após um período de temperaturas frias no inverno, as plantas precisam urgentemente de água, uma vez que não conseguem absorver a água congelada do solo. Além de regar as plantas novas, você deverá dar uma dose extra de água, sobretudo aos pessegueiros, nectarineiras, amendoeiras e alperceiros mais velhos.

Equipamento de proteção adequado

Ao trabalhar com as máquinas da STIHL, use sempre equipamento de proteção individual. Para mais informações, consulte as instruções de utilização do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização.

Se assim desejar, o seu concessionário especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar dicas sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.

Métodos de corte

O método de corte que você escolhe para a poda depende, sobretudo, da idade da sua árvore. Reunimos, a seguir, as informações mais importantes para você.

Ao plantar uma árvore, você poderá criar as condições ideais para o crescimento da sua árvore frutíferas. A chamada poda de plantio é realizada logo ao plantar as plantas na área da raiz e da copa, garantindo assim o crescimento.

Para além do ramo central, escolha três a quatro ramos-guia ao podar árvores frutíferas. Idealmente, estes devem crescer a partir do tronco num ângulo de 45 graus. Todos os outros ramos podem ser removidos, uma vez que os ramos de suporte são suficientes para criar uma copa.

A poda de formação é realizada até a árvore atingir a altura da copa pretendida – em média, isso demora cerca de 5 a 6 anos, ou talvez menos, se forem árvores de crescimento rápido. Para conseguir uma boa ramificação dos galhos, corte os chamados ramos-guia e o prolongamento do tronco em um terço.

A longo prazo, você obterá uma copa em forma de pirâmide e manter a balança da seiva equilibrada. Quanto mais adulta for a árvore, menos intensiva deverá ser a poda de formação.

A poda de manutenção inclui todas as medidas relativas a árvores ornamentais adultas que dão regularmente fruto. O desbaste da copa da árvore está agora no centro das atenções ao podar árvores frutíferas.

Durante a poda de uma árvore frutíferas adulta, os rebentos mais próximos uns dos outros são removidos bem como os ramos de água e os ramos verticais. O mesmo se aplica a ramos muito virados para baixo. 

O envelhecimento prematuro torna-se notório por frutos mais pequenos e uma copa muito densa. Uma árvore frutíferas mais velha pode ser estimulada a ramificar fazendo uma poda mais intensa.

Ao fazê-lo, a copa é desbastada e os ramos que ameaçam partir-se também são removidos. Para evitar galhos de água, a poda da árvore frutífera pode ser distribuída por dois anos consecutivos.

Podar árvores de frutos de caroço e de semente

Podar corretamente árvores frutíferas de semente e de caroço é, acima de tudo, uma questão do momento certo. Aqui obtém as informações e dicas mais importantes.

A macieira, a pereira e outras árvores frutíferas de semente são normalmente podadas entre novembro e março, fora do período de vegetação.

Nos primeiros anos, as árvores frutíferas de caroço jovens devem ser podadas entre o final de fevereiro e o início de março, uma vez que a madeira jovem ainda é muito suscetível a geadas fortes.

O melhor momento para podar árvores frutíferas de caroço é entre novembro e março, com exceção da cerejeira que deverá ser podada um a dois meses após a colheita do fruto. Desta forma, a árvore mantém um tamanho adequado, uma vez que, ao ser podada, perde as reservas de força e o crescimento é retardado.

 Também é importante realizar podas de manutenção nas árvores frutíferas de caroço durante a época da colheita, ao remover os ramos, os frutos podem ser removidos ao mesmo tempo. Até à época de floração, poderá podar o seu pessegueiro sem problema. Já no caso da cerejeira, é melhor podá-la entre junho e meados de agosto, ou seja, depois da colheita.

O que você precisa para a poda correta de árvores de fruto

É bom saber

Informe-se sobre a legislação relativa à poda de árvores frutíferas no seu país de residência: em determinados países, as podas fortes são proibidas durante a época de nidificação de 1 de março a 30 de setembro. Durante este período, a poda da árvore frutíferas não deve exceder uma simples poda de manutenção. Se as aves incubarem na árvore, não é permitido podar a sua árvore de fruto. 

Ainda mais para os entusiastas da jardinagem

Uma mulher poda um arbusto
Cuidados dos arbustos: manutenção e dicas
Pequena casa com espaço verde; em primeiro plano, um banco de jardim sobre gramado verde
Cuidados do gramado
Tesouras e Serrotes de Poda