São Leopoldo, 11/12/2023

Sessão Solene na Câmara de Vereadores de São Leopoldo celebra os 50 anos de produção da STIHL no Brasil

Evento aconteceu na noite de quarta-feira (6) e contou com a presença de lideranças da empresa e autoridades municipais

Sessão Solene na Câmara de Vereadores de São Leopoldo celebra os 50 anos de produção da STIHL no Brasil

A STIHL foi homenageada durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores de São Leopoldo (RS), na noite de quarta-feira (6), pois está celebrando em 2023 os 50 anos da produção da empresa no Brasil. A iniciativa foi proposta pela vereadora Iara Cardoso e contou com a presença do presidente da STIHL, Cláudio Guenther; do vice-presidente de Operações da STIHL, Arno Tomasini; e demais lideranças da empresa, além de autoridades de órgãos públicos e entidades representativas do município. Em todo o período de atuação, a empresa já produziu mais de 15,5 milhões de motores, 15,3 milhões de sabres e 125 milhões de cilindros. A STIHL conta com mais de 3 mil colaboradores na unidade brasileira e a rede ultrapassa 5 mil pontos de venda.

"É uma grande honra estarmos aqui, recebendo esta homenagem da cidade de São Leopoldo. Em 1973, iniciamos a produção de dois modelos de motosserra aqui na cidade, nossa primeira unidade de produção fora da Alemanha. E, ao longo dessa trajetória, sempre estivemos comprometidos com nossa responsabilidade social, em especial participando e apoiando distintos projetos aqui na cidade de São Leopoldo, junto à comunidade local", afirmou Guenther, durante discurso na solenidade.

A STIHL chegou ao Brasil por volta de 1960. Na época, o cidadão alemão Karl Kurz, que morava no Rio de Janeiro, vendia motosserras importadas da marca para alguns estados do País. Em pouco tempo, a qualidade STIHL foi se tornando conhecida. Em São Leopoldo (RS), a produção teve início em 1973 em um prédio locado no centro da cidade. A inauguração oficial da fábrica aconteceu em outubro de 1975, em uma cerimônia com a presença da família Stihl e de autoridades locais e federais. A fábrica foi instalada em uma área de 16 hectares no recém-implantado Distrito Industrial Fazenda São Borja, onde encontra-se até hoje. A cultura alemã presente no Vale do Rio dos Sinos, a mão de obra qualificada da região e o apoio da prefeitura de São Leopoldo foram decisivos para o sucesso da operação. Desde o início, a STIHL passou a liderar o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade.

 

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: