Respeito e Desenvolvimento de Pessoas

Pessoas

Para desenvolver um ambiente de trabalho diferenciado, com processos sólidos de gestão que geram inovações e resultados com magnificência, é preciso que as pessoas estejam acima de tudo. Reconhecer que são as pessoas que fazem da STIHL um sucesso renova, a cada dia, o desafio de investir em seu constante desenvolvimento.

 

A busca pela excelência nos resultados só é possível quando os  processos são construídos juntos com os colaboradores, em um ambiente saudável e com boas práticas. Estabelecer um vínculo de confiança com a equipe estimula o potencial da cultura organizacional estabelecida, baseada em valores colaborativos e sustentáveis. Neste sentido, o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas são eixos centrais no trabalho de gestão, com programas e benefícios em áreas relevantes como saúde, educação, lazer, mobilidade e previdência. 

 

A exemplo disso, a STIHL construiu um sólido programa de educação formal, priorizando a capacitação dos seus profissionais. As principais vantagens desta áreas são o auxílio estudante, que financia o valor para mestrado, pós-graduação e graduação e o ensino técnico o Job Rotation, que oferece troca de experiências aos colaboradores por meio de intercâmbio dos profissionais entre as unidades da STIHL no mundo; e a Formação Técnica em Mecatrônica, programa desenvolvido em parceria com a AHK e o SENAI para colaboradores da empresa, com diploma válido tanto no Brasil como na Alemanha.

 

Além disso, tornar o ambiente da empresa colaborativo e inclusivo justifica a STIHL estar entre os melhores empregadores do País. A empresa foi eleita por muitas vezes umas das melhores para se trabalhar pelo Instituto Great Place To Work (GPTW), desde de 1997. Por quatro anos consecutivos (entre 2017 e 2020), a STIHL esteve entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Rio Grande do Sul. Em 2019 e 2020, foi reconhecida no ranking nacional do GPTW. Também em 2020, a STIHL figurou entre as Melhores Empresas Para Trabalhar na Indústria no Brasil, na primeira edição do ranking promovido pelo instituto em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além de empregar, em diversos setores da empresa, pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários, a STIHL preocupa-se com a acessibilidade e preza pelo respeito, diversidade e inclusão de todos.

 

Programa de Diversidade

Criar uma cultura inclusiva na empresa é um dos focos de atuação da STIHL, que desde 1977 investe na contratação de pessoas com deficiência. Em 2019, a empresa iniciou a construção do seu Programa de Diversidade, com o objetivo de abordar e compartilhar conhecimento sobre temas como respeito, empatia e igualdade, gerando sentimento de pertencimento a todos os seus colaboradores e um ambiente de trabalho mais inclusivo às diferenças dos indivíduos. No mesmo ano, passou a integrar o grupo Pride Connection para compartilhar experiências com outras empresas, além de participar de diferentes fóruns sobre esta temática. O programa se divide em quatro pilares, criados para fomentar as discussões e a elaboração de propostas de ação interna: Raça e Etnia, Gênero, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência (PcD).

Programa de Estágio Desenvolver

O programa de estágio Desenvolver foi criado para os interessados em colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com foco na ampliação da visão sistêmica e o desenvolvimento dentro da cultura organizacional da empresa. Com o objetivo de desenvolver potenciais talentos, o programa de seleção é desenvolvido em seis etapas: inscrição, prova online, entrevista coletiva, dinâmica de grupo, entrevista com gestores e exame médico. Durante o período de experiência, os estudantes serão estimulados com diferentes atividades a fim de destacar características como a avaliação crítica dos processos e situações – iniciativa que contribui para a média anual de 25% na efetivação dos estagiários. Os estagiários participam de treinamentos e workshops mensais sobre temas relacionados à cultura organizacional, ao desenvolvimento de competências comportamentais (baseadas nas diretrizes globais da empresa) e o conhecimento do negócio da organização.

Centro de Qualificação Técnica

A STIHL investe na formação de Aprendizes em parceria com o SENAI (Programa de Formação Complementar para Aprendizes). O objetivo do programa é complementar a formação de aprendizagem realizada no SENAI, preparando estes jovens para o futuro profissional e possível aproveitamento interno na STIHL.

A primeira turma iniciou em 2014 e desde lá já se formaram 80 aprendizes. Todo final do ano, é realizada a formatura destes jovens com a presença de familiares, lideranças e alta administração. Em 2016, a STIHL recebeu o prêmio Top Ser Humano pela ABRH- RS, como reconhecimento do programa oferecido aos jovens.

Em 2020 iniciou um novo curso customizado junto ao SENAI que conta com a formação de 23 jovens integralmente no Centro de Qualificação Técnica da STIHL. este curso visa proporcionar a eles experiências baseadas em processos reais, assim como visibilidade aos gestores contratantes, reforçando ainda mais sua possibilidade de efetivação após o término desta formação.

Plataforma EAD STIHL

O objetivo da implementação da plataforma EAD STIHL é incorporar uma nova cultura digital, desenvolvendo os colaboradores de maneira ativa e protagonista. Inicialmente foi aplicada uma pesquisa a fim de levantar interesses e necessidades. Por meio desta plataforma, os colaboradores podem se desenvolver em diversas áreas, para tornarem-se cada vez melhor capacitados para a função que atuam, assim como para novas oportunidades. 

Formação Dual Técnico Mecatrônico

O curso tem por obejtivo proporcionar uma formação qualificada com vivências reais da rotina de trabalho de um especialista no segmento mecatrônico. A iniciativa é realizada em parceria com a AHK (Câmara Brasil Alemanha) e o SENAI e possui três anos de duração em turno integral e horário administrativo. A STIHL motiva-se em proporcionar a formação, a qual contribuirá tanto para a competitividade da empresa quanto para a capacitação individual dos colaboradores, que irão adquirir um conhecimento especializado, com as principais tendências do setor. O benefício direto é voltado às pessoas e ao desenvolvimento técnico específico dos colaboradores.

 

Mostra Técnica

Criada em 2011, surgiu com intuito de oferecer aos colaboradores a oportunidade de apresentar seus projetos realizados durante o estágio técnico obrigatório para conclusão do curso, que os mesmos realizavam na STIHL. A partir de 2016, a mostra tornou-se também uma etapa do Programa de Estágio Desenvolver. Todos os trabalhos são apresentados para diretoria, lideranças, escolas convidadas e Recursos Humanos. Os dez melhores projetos do Programa Desenvolver recebem um certificado e uma placa de reconhecimento e os dois melhores projetos de estágio de nível técnico são honrados com uma bolsa de estudos de 50% para graduação.

Programa de Educação Formal

Este programa tem como objetivo apoiar a formação dos colaboradores da STIHL através de subsídio da empresa, de duas formas. A primeira, por meio de abono, no qual os funcionários podem apresentar o comprovante do pagamento da instituição de ensino e receber um reembolso. O valor para mestrado, pós-graduação, graduação e o técnico é 50%. Para participar, o colaborador deve apresentar/aplicar um projeto que impacte em algum processo/produto/serviço da organização, dentro da sua área, justificando seu desenvolvimento profissional. Este material passa por avaliação, primeiramente do RH que avalia a performance do colaborador, e depois por um comitê especializado que analisa a relevância do projeto.

Programa de Idiomas

A STIHL estimula a aprendizagem de idiomas de seus colaboradores, oferecendo subsídio de 80% para cursos em escolas parceiras.  A participação dos funcionários é definida a partir do alinhamento com as necessidades e volume de exposição ao idioma em cada cargo/área. Os cursos disponíveis são para Alemão, Inglês e Espanhol, com aulas realizadas in company e fora do horário de trabalho. 

Programa de Treinamento e Desenvolvimento

A STIHL disponibiliza diversos cursos, treinamentos e capacitações aos seus colaboradores, tais como: Libras, Segurança no Trabalho, Comunicação, entre outros. A partir da descrição de cargo e requisitos básicos para cada função, a STIHL organiza um calendário anual de qualificação. Para auxiliar na gestão dos treinamentos técnicos e operacionais, a empresa utiliza um software que permite verificar os gaps, bem como o período de reciclagem para cada capacitação. 

Job Rotation

A STIHL oportuniza o intercâmbio internacional de colaboradores, com o intuito de proporcionar aprendizado e troca de conhecimento com demais unidades do grupo, bem como a transferência de tecnologias e o conhecimento da cultura e formato de trabalho das outras empresas STIHL. Em alguns casos ainda, em função da interação em projetos e novas demandas, a empresa entende que o Job Rotation possibilita maior agilidade nos processos. Durante o período de Job Rotation, todos os custos de moradia, carro, viagens ao país de origem, mudança, orientação com relação a impostos, seguro saúde, visto, são subsidiados pela STIHL. Todos os colaboradores que vão para fora do Brasil, além de terem horas de idioma intensivo pago pela empresa, também recebem treinamento intercultural, extensivo à família. Os estrangeiros em job rotation de curto período também podem usufruir de apartamentos da empresa e são recebidos com toda a atenção.

Escola de Vendas

Para a área de Vendas, a STIHL possui um programa de qualificação específico, focado no desenvolvimento de Gerentes, Consultores e Promotores de Venda. A Escola de Vendas foi criada a partir de um assessment com toda equipe comercial e os primeiros módulos foram realizados em 2016. A capacitação contempla dois módulos por ano, e é realizada por consultores externos e/ou instrutores internos.

Programa Evoluir

A STIHL possui um Programa de Desenvolvimento de Lideranças, incluindo Supervisores, Gerentes e Alta Administração. O programa é composto por módulos de acordo com as necessidades de cada grupo, que contemplam o desenvolvimento global das lideranças. Durante a realização das capacitações com o foco maior nas competências comportamentais, baseando-se primordialmente nas Competências de Liderança STIHL. Os treinamentos são ofertados durante o ano, e a participação das lideranças ocorre conforme necessidade de desenvolvimento. Para Gerentes e Alta Administração, também são realizados treinamentos individuais, conforme Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).  

Trabalhe conosco Trabalhe conosco

Quer fazer parte do time de funcionários da STIHL? Cadastre aqui seu currículo.

Acesse