Porto Alegre, 19/09/2013

Cuide do jardim com a chegada da Primavera

Biólogo e botânico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro explica os cuidados na estação mais florida do ano, que começa neste sábado, 21/9

Neste sábado, dia 21 de setembro, o período mais frio do ano dá lugar à primavera, época conhecida por ser a mais bela das estações. Passados os meses de frio, que na natureza tem como característica a perda das folhas e a desaceleração do metabolismo,é tempo de renascimento e florescimento. Para tanto, são necessários alguns cuidados especiais. Confira abaixo as dicas exclusivas do curador das Coleções Vivas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Ricardo Reis.

Segundo ele, o aquecimento da temperatura é o grande causador da mudança no meio ambiente. "Com a volta do calor, o metabolismo acelera e as plantas entram no processo de floração", explica. "Como nossa primavera não é tão marcada como na Europa, por exemplo, o processo é gradativo, mas acontece naturalmente", completa. Com isso, nessa época a poda é indicada apenas para casos de questões fisiológicas da planta. Para paisagismo, a instrução é apenas deixar a planta reestruturar-se.

O destaque da primavera, segundo o biólogo, é o Ipê.  Planta de origem brasileira e que é bastante usada para paisagismo, devido a suas "subespécies" com folhagem nas cores amarela, branca e roxa. No início da primavera, é a planta que tem sua mudança de metabolismo bem marcada. "Entra em processo de floração instantaneamente", conclui.

Já que nesta estação as plantas se encarregam da beleza, as ferramentas de manutenção ficam responsáveis por dar ainda mais destaque aos encantos do jardim. Para facilitar o cuidado destas áreas, a STIHL disponibiliza produtos propícios para deixar a relva impecável. O cortador de grama a bateria RMA 370 foi projetado para obter o máximo rendimento com o mínimo esforço. O transporte da máquina é fácil, assim como a limpeza após a operação.
 

A STIHL também trabalha com aparadores e roçadeiras, desenvolvidos para reduzir o esforço e aumentar a qualidade do trabalho. Uma novidade é a roçadeira a bateria FSA 85, que além de muito leve e versátil, é silenciosa. O produto chega para facilitar as atividades de jardinagem em casa, sítio ou praia. Com o cabo ergonômico, o usuário ganha em mobilidade e uma posição bastante confortável para utilizar o produto. É apropriada para o corte de bordas de canteiros e gramados, e na limpeza em volta das árvores.
 

A roçadeira elétrica FSE 60 é ideal para a manutenção e limpeza de jardins residenciais, no corte de pequenas áreas ou no acabamento junto a árvores, muros e calçadas.  O motor, localizado na extremidade oposta ao conjunto de corte, permite o uso da roçadeira com o gramado úmido.

 
Já o aparador elétrico FS E41 tem a praticidade para ligar e sair usando, além de um design especial, com o motor na parte de baixo da máquina, facilitando a armazenagem do produto.

 
A STIHL também conta com ferramentas multifuncionais em sua linha de produtos. A KM 55 R é a ferramenta perfeita para limpeza, corte e acabamento ao redor de árvores e jardins. O aparelho é compatível com mais de cinco ferramentas de anexçadeira, motopoda, motocultivador, podador e aparador de cantos. Com cabo dobrável, é fácil de guardar e transportar.  

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: