Como utilizar os produtos STIHL sem prejudicar o meio ambiente

Como utilizar os produtos STIHL sem prejudicar o meio ambiente

Saber como usufruir de produtos que possam causar algum efeito na natureza é de suma importância para a sustentabilidade do meio em que atuamos. Por esse motivo, descrevemos abaixo algumas recomendações de como utilizar os produtos STIHL sem prejudicar o meio ambiente.

 

1. Adotar práticas adequadas buscando um mínimo de agressão ao meio ambiente.

 

2. Tirar o máximo de proveito dos equipamentos, durante o máximo de tempo possível, através da manutenção preventiva adequada (o que resulta no prolongamento da vida útil dos equipamentos evitando a extração de recursos naturais para a produção de novos equipamentos).

 

3. Destinar corretamente as peças e os fluidos trocados. Veja alguns exemplos:

  • Metais: a reciclagem dos metais oferece muitas vantagens. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140kg de minério de ferro, 454kg de carvão e 18kg de cal.
  • Plásticos: sua matéria-prima é o petróleo e, quando reciclados, consomem somente 10% da energia consumida para produzir igual quantidade pelo processo convencional. O plástico, quando disposto em aterro, demora centenas de anos para ser degradado.
  • Papel/Papelão: uma tonelada de papel/papelão reciclado evita o corte de 10 a 12 árvores e a fabricação de papel a partir delas.
  • Óleos e fluidos: jamais os jogue diretamente na rede de esgoto, nos rios ou no solo. Recolha-os e leve-os a um posto de combustível que compre esses produtos. Os óleos podem ser refinados e, em último caso, podem ser incinerados em aterros industriais regularizados por lei.
  • Baterias: a STIHL possui logística reversa, portanto as baterias devem ser levadas a um ponto de venda autorizada STIHL para o descarte correto.

4. Utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para proteção e segurança durante o manuseio dos produtos STIHL.

 

Recomendações especiais para produtos a combustão:

Carburador

Não altere o regime de rotações desnecessariamente quando a rotação é elevada, pois isso aumenta o consumo de combustível e o ruído.

Lavagem

Durante a lavagem, são retirados pela água restos de gasolina, lubrificante e óleos dos equipamentos. A água contaminada precisa ser purificada através de um Separador de Água e Óleo. Por isso, recomenda-se que a lavagem seja feita em Revendas Autorizadas. Caso tenha acesso a um Separador de Água e Óleo, utilize apenas produtos especiais de limpeza e nunca produtos ácidos ou derivados de petróleo.

Filtro de ar

Após o uso do equipamento, sempre limpe o filtro de ar. Isso diminui o consumo de combustível e também a poluição do ar, já que a relação de ar e combustível determina se a combustão é completa ou não.

Motor

Desligue o motor em paradas prolongadas.

Recomendações específicas para alguns produtos

Motosserras
Lembre-se de que o cadastro da motosserra junto ao IBAMA é obrigatório. Para o corte de árvores nativas, é obrigatório requerer licenciamento aos órgãos ambientais competentes e possuir a licença em mãos no momento do corte, já que a falta desse documento é crime ambiental passível de prisão e multa. Nunca utilize óleo queimado para lubrificar o conjunto de corte. Escolha, preferencialmente, óleos de lubrificação biodegradáveis.

 

Roçadeiras
Para o descapoeiramento (limpeza de macegas), é obrigatório requerer licenciamento aos órgãos ambientais competentes e possuir a licença em mãos no momento do corte, já que a falta desse documento é crime ambiental passível de prisão e multa. Após a roçada, não queime o material, isso prejudicará o meio ambiente (poluindo o ar) e a cultura devido à retirada dos nutrientes do solo com a queima.

 

Pulverizador costal
Faça o manejo integrado de pragas, aplicando defensivos agrícolas somente quando necessário e na medida certa (sem desperdícios e contaminação do solo). 

Inscreva-se no canal da STIHL Brasil no YouTube STIHL Brasil no YouTube

Clique aqui e inscreva-se no canal