90 anos do Grupo STIHL

90 anos do Grupo STIHL

Nove décadas de atuação com muitos motivos para comemorar

Como tudo começou

Quando Andreas Stihl, engenheiro fundador da empresa, desenvolveu a primeira motosserra, 90 anos atrás, seu objetivo era somente o de facilitar a vida das pessoas que trabalhavam junto à natureza. Mal poderia imaginar no que a STIHL se tornaria: a marca mais vendida do mundo no seu segmento.

Na época, o corte de madeira na Alemanha – país de origem da empresa – acontecia em condições precárias, com o auxílio apenas de machados e serras manuais. O produto, com característica inovadora, foi então recebido com grande entusiasmo e deu início ao reconhecimento da marca como líder mundial em ferramentas motorizadas portáteis. Começava, ali, a missão que a STIHL continuaria a desempenhar nas próximas décadas: a de criadora de tecnologia para facilitar a vida das pessoas.

A obstinação e a busca pela inovação levaram Andreas Stihl a ser conhecido como o "pai da motosserra", reforçando o compromisso da STIHL com a tecnologia e a qualidade dos produtos, e tornando a marca referência no mercado desde a sua criação, em 1926.

 

Terceira geração

Em 1959, Hans Peter Stihl e sua irmã Eva entram no negócio, inicialmente consultando o pai, Andreas Stihl, em todas as decisões importantes, e adquirindo experiência gradualmente para a ocupação de maiores cargos. Após o falecimento do Sr. Stihl em 1973, eles se encarregam das operações de vendas por sua visão empreendedora e foco no desenvolvimento. Seus outros dois irmãos juntam-se à empresa em 1978.

Em 1992, Dr. Nikolas Stihl, filho de Hans Peter Stihl, junta-se ao Grupo STIHL e em 2012 torna-se Presidente do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal. A entrada da terceira geração ocorre juntamente com grande mudanças estruturais: Hans Peter Stihl torna-se Presidente de Honra, Eva Mayr-Stihl continua como Vice-Presidente do Conselho Consultivo e Dr. Bertram Kandziora assume como Presidente do Conselho Executivo em 2003.

Apesar de ser uma empresa familiar já na terceira geração, a atual direção do Grupo não tem membros da família, que retirou-se do funcionamento do negócio, mas envolve-se em todas as decisões estratégicas através do seu Conselho de Administração.

 

Espírito pioneiro

Segundo Dr. Nikolas Stihl e Dr. Bertram Kandziora, principais gestores da administração atual, essa evolução só foi possível graças aos parceiros mais importantes: os concessionários espalhados por todo o mundo, que vão muito além da comercialização de produtos, prestando também assistência técnica, aconselhamento e orientação aos clientes finais. São cerca de 40 mil pontos de venda autorizados em mais de 160 países.

No entanto, quem quer ser um líder global nunca pode estar satisfeito com o que foi alcançado. "Sucesso sustentável só é possível quando se desenvolve continuamente mais e mais, concentrando-se em princípios duradouros. Nós sempre tivemos uma abordagem de longo prazo, criando os mais elevados padrões de qualidade para os nossos produtos, desde que a empresa foi fundada", afirmam.

No centro de desenvolvimento de produtos da empresa, situado na Alemanha, mais de 500 engenheiros se dedicam à criação de novas soluções e reafirmam a trajetória e o compromisso da empresa com o progresso tecnológico, investimento em pesquisas e pela modernização de processos.

 

Rumo certo para o futuro

O Grupo STIHL desenvolve, produz e vende ferramentas motorizadas portáteis para os mercados florestal, agropecuário, jardinagem profissional, limpeza e conservação, construção civil e doméstico. No mundo todo, existem mais de 2.000 patentes e marcas registradas da STIHL, que em grande parte já foram incorporadas na produção em série.

Com matriz na cidade de Waiblingen, na Alemanha, a empresa é reconhecida mundialmente por garantir o alto padrão de qualidade de seus produtos e serviços, oferecendo soluções inovadoras para facilitar ainda mais o dia a dia de seus clientes.

Para atender ao mercado global, hoje a empresa conta com mais de 12.000 colaboradores em todo o mundo e sete unidades produtivas - Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Áustria, Suíça, China e Filipinas, todas priorizando a excelência em seus processos, desde os pequenos detalhes. Se foi "feito pela STIHL" é sinônimo de qualidade. "Ficamos orgulhosos de olhar para trás e ver que são 90 anos de Grupo STIHL, 90 anos de sucesso.", concluem Dr. Nikolas Stihl e Dr. Bertram Kandziora.