Porto Alegre, 09/09/2013

STIHL investe em projetos socioambientais

Além de cuidar do meio ambiente, o objetivo é gerar conhecimento, renda e trabalho à comunidade

A STIHL investe constantemente em práticas sociais e de sustentabilidade que tragam benefícios para a comunidade e para o meio ambiente. Entre eles, se destacam a customização de EPI´s e a confecção de barras de sabão a partir de óleo vegetal. "Acreditamos que investindo em projetos como esses estamos contribuindo para criar relações de trabalho socialmente justas, bem como o uso racional dos recursos naturais nas cadeias produtivas", define Ana Curia, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa e doutora em Engenharia Ambiental pela UFRGS.

Customização de EPI´s
Com o objetivo de promover a inclusão social e o resgate da cidadania, a STIHL criou o projeto de customização de EPI´s higienizados. Realizado em parceria com o Centro de Espiritualidade Padre Arturo (Cepa), de São Leopoldo (RS), o projeto consiste na capacitação de seis pessoas da comunidade em técnicas de costura para transformar os resíduos de EPIS´s – como luvas de borracha, raspa de couro e malha –  e uniformes de trabalho em produtos como nécessaire, estojo, niqueleira, almofada (peso para porta) e ecobag.  "Além de gerar renda e conhecimento à comunidade, o projeto reduz os resíduos em aterros industriais e aumenta a vida útil dos materiais", destaca Ana Curia.

Com isso a STIHL está promovendo uma redução de 40 m³/ano de resíduos sólidos enviados a aterro industrial, bem como geração de renda no valor de R$ 15 mil ao ano para a comunidade. "Outro grande benefício é que o projeto aumentou a autoestima de mulheres em vulnerabilidade social, gerando expectativa de melhoria de vida", salienta a gerente.

Para garantir o sucesso da ação, a STIHL convidou as empresas associadas do Sindicato das Indústrias Metal, Mecânicas e Elétricas e Eletrônicas do Vale dos Sinos (Sindimetal) para também transformarem seus resíduos em produtos, preservando o meio ambiente e gerando renda para a comunidade.


Confecção de barras de sabão a partir de óleo vegetal
O Grupo Mundo Mais Limpo é um empreendimento de economia solidária formado por sete mulheres da Vila São Jorge, do município de São Leopoldo, que confecciona produtos de limpeza (sabão em barra) a partir da reciclagem de óleo vegetal usado. O objetivo é gerar renda a partir da venda desses produtos, aumentar a vida útil dos materiais e evitar o descarte incorreto do material.

Desde junho de 2013, a STIHL envia todo o óleo utilizado na empresa – cerca de 150 L/mês – para o Grupo, cujo objetivo é atingir a meta de 600 L/mês. 

O trabalho do Mundo Mais Limpo ainda foi potencializado com a participação de novos parceiros, como a de empresas associadas ao Sindimetal, que juntas estão ampliando o envio de óleo e auxiliando a capacitação do grupo para que os integrantes possam se desenvolver e transformar a instabilidade da economia informal na construção de um negócio sustentável.
 

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: