São Leopoldo, 27/09/2017

STIHL conquista o Top Ser Humano 2017 da ABRH-RS

O "Mural Inclusivo", case vencedor do prêmio, tem como objetivo respeitar o direito e o acesso à informação de todos os colaboradores da STIHL

STIHL conquista o Top Ser Humano 2017 da ABRH-RS Zoom

A STIHL, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Top Ser Humano, promovido pela ABRH-RS. Na edição 2017, o case inscrito foi do "Mural Inclusivo STIHL: Respeito ao direito à informação e ferramenta para acessibilidade". A organização possui uma sólida atuação no que tange a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD). Este trabalho iniciou em 1977 e, atualmente, conta com 115 colaboradores PcD - número acima da cota obrigatória. A estrutura se mantém forte e organizada pela política de valores da empresa, que faz com que a STIHL desenvolva o seu Programa de Inclusão, criando condições e buscando inovações para que os colaboradores possam evoluir como profissionais e sentirem-se parte da história da empresa.

Com 55 colaboradores surdos, a STIHL considerou que deveria respeitar o direito de acesso à informação. Semanalmente a empresa divulga suas notícias internas, por meio do mural. Os cartazes são impressos e divulgados em quadros físicos distribuídos em pontos estratégicos da fábrica e o conteúdo também enviado por e-mail. Os colaboradores com deficiência auditiva não acompanhavam as informações por ter dificuldades de leitura. Desenvolveu-se então o projeto do Mural Inclusivo, implantado entre 2016, que consiste em oferecer acessibilidade de informações aos colaboradores com deficiência auditiva.

Dentro deste projeto são construídos vídeos em LIBRAS, traduzindo os materiais informativos expostos nos murais internos. As gravações são disponibilizadas na rede local de computadores - a intranet. Na medida em que os PcD recebem as condições necessárias e os devidos treinamentos para a rotina de trabalho, eles poderão buscar seu desenvolvimento profissional em igualdade de circunstâncias com os demais.

Em 2017, está programada a ampliação do escopo da inclusão, por meio do plano de treinamento e capacitação em LIBRAS para instrutores, responsáveis pela qualificação dos pontos de vendas STIHL. O cuidado da organização com a qualidade é uma prioridade e, ao viver internamente a inclusão, a STIHL percebe a necessidade de levá-la para as demais pessoas com deficiência, consumidoras de seus produtos.

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