Programa de Gestão Hídrica

A STIHL desenvolve diversas ações para a conservação e o reuso da água. Investe em adequações para contenção de perdas por vazamentos, otimizações do desempenho de processos e capacitação dos usuários para minimizar os desperdícios. Além disso, busca a otimização do reuso da água.

Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais

Os efluentes são todos separados a partir das fontes geradoras e armazenados individualmente. Isto permite a realização de misturas mais adequadas para o tratamento com redução no consumo de insumos e ganhos de qualidade no efluente final. O que garante a execução destas otimizações no tratamento de efluentes dos processos otimizados é o estruturado sistema de automação, baseado na leitura contínua de volumes, dosagens e variáveis de processo.

Sistema de Tratamento de Efluentes com óleos

Para os descartes contendo óleos é utilizado um sistema de evaporação sob vácuo em volume fechado, sem perdas materiais para o ambiente.
Com o uso da técnica de evaporação a vácuo, não há emissões para a atmosfera ou descartes nos mananciais, com desvio máximo para a reciclagem.

Sistema de Tratamento de Efluentes Sanitários

Os efluentes biológicos provenientes dos vestiários, das pias e refeitório, têm como característica a elevada carga orgânica.

O tratamento desta carga orgânica se dá através de microorganismos (lodo ativados) que, em condições ideais, decompõe esta matéria orgânica utilizando-a como alimento.

Sistema de Tratamento de Reuso de Água

Destinadas ao reuso, seguem as águas pluviais, armazenadas junto a estação de tratamento de efluentes a partir da coleta nos telhados das edificações da Empresa. Em conjunto, são enviadas para pós tratamento as águas subterrâneas extraídas de poços, efluente sanitário tratado e água destilada proveniente da evaporação do efluente oleoso. A partir de tratamentos avançados de filtragem a água é direcionada para distribuição com a qualidade requerida pelos processos produtivos.