São Paulo, 05/05/2011

STIHL renova parceria com Instituto Floresta Tropical

A STIHL, empresa líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, renovou por mais cinco anos a parceria que mantém com o Instituto Floresta Tropical (IFT), organização não governamental líder em técnicas de manejo florestal, que promove o manejo sustentável da floresta amazônica por meio de educação, pesquisa e programas de extensão. A renovação foi celebrada com um novo termo de cooperação técnica, que tem o objetivo de promover a realização de treinamentos, cursos e execução conjunta de novos projetos, assinado pelo presidente da STIHL, Cláudio Guenther, e pela vice-secretária executiva do IFT, Larissa Stoner, na sede da STIHL na cidade de São Leopoldo (RS). 

O termo prevê a realização de treinamentos oferecidos pelo IFT a funcionários, concessionárias, empresas florestais e prestadores de serviço indicados pela STIHL. Serão treinamentos de manejo sustentável no ambiente de floresta nativa, visando aprimorar conhecimentos sobre técnicas de manejo, incluindo segurança no trabalho, conhecimento do equipamento utilizado e, sobretudo, a minimização de impactos ambientais e danos durante a operação de cortes de árvores. Os treinamentos serão realizados com equipamentos STIHL no Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch, na Fazenda Cauaxi (Paragominas, PA).

A STIHL, por sua vez, se compromete a realizar cursos de reciclagem de operação de equipamentos STIHL a técnicos do IFT, disponibilizando toda a infraestrutura necessária. Além disso, STIHL e IFT deverão desenvolver novos projetos em conjunto, que serão posteriormente detalhados. Os treinamentos e cursos de reciclagem não serão oferecidos com exclusividade a funcionários da STIHL e a técnicos do IFT: poderão ser livremente frequentados por outros interessados.

"É um orgulho para a STIHL ter o IFT como parceiro, uma vez que é amplamente reconhecida a excelência do Instituto na contínua evolução do manejo florestal da Amazônia, bem como a sua contribuição para a conservação dos recursos naturais e para a melhor qualidade de vida da população da região", afirma Cláudio Guenther. Para Larissa Stoner, "a parceria com a STIHL é muito importante para o funcionamento do Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch e para a execução dos cursos práticos, uma vez que esta estrutura permite a execução da filosofia de treinamento do IFT no campo".

Segundo o IFT, muitos empresários e comunidades empregam práticas inadequadas de exploração pela falta de conhecimento sobre os benefícios do manejo. Experimento conduzido em áreas florestais do IFT demonstrou, por exemplo, que as práticas de manejo florestal, além de trazerem maiores benefícios ecológicos e sociais, incluindo uma queda de 50% na quantidade de danos provocados à floresta, produzem madeira a um custo 12% menor do que a madeira produzida no sistema convencional. Por isso, além de implementar boas práticas de manejo por meio de cursos práticos, o IFT conduz eventos e palestras sobre manejo florestal para sensibilizar empresários, líderes comunitários, pequenos produtores, jornalistas, consumidores, estudantes, pesquisadores, professores e trabalhadores.

Certa de que as florestas têm papel fundamental ao ecossistema global, a STIHL, além de apoiar projetos de reflorestamento e manejo sustentável, acredita que o seu aproveitamento econômico deve estar associado ao compromisso de ajudar na sua conservação, o que exige cuidado intensivo e máquinas profissionais para realizar o trabalho. O uso correto dos equipamentos propicia que empresas, prestadores de serviços e comunidades trabalhem com os produtos florestais de maneira responsável, com segurança, saúde aos usuários e benefícios para a população.

A STIHL desenvolve a sua linha de produtos sempre em sintonia com o homem e a natureza. Em seu portfólio, que conta hoje com 57 produtos nos quatro mercados em que atua – agropecuário, florestal, jardinagem e infraestrutura – a STIHL busca sempre inovar, estratégia que não se limita aos produtos fabricados, mas que permeia todas as ações, incluindo os valores praticados, meio ambiente, pessoas e a política de sustentabilidade. Para a STIHL, o desenvolvimento de projetos com o IFT – importante centro multiplicador de conhecimento na área do manejo florestal – está em linha com a estratégia de expansão da empresa, que prevê a melhoria contínua e o desenvolvimento de produtos tecnologicamente avançados, tendo como foco principal as pessoas, a sua segurança e conforto, e o meio ambiente.

Sobre o IFT
Fundado em 2002, o IFT é um centro de excelência em manejo florestal na Amazônia Brasileira, que tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Manejo Florestal na região Amazônica contribuindo para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população. Nasceu a partir da Fundação Floresta Tropical, FFT, estabelecida na Amazônia desde 1994 como uma subsidiária da ONG internacional Tropical Forest Foundation no Brasil. Inicialmente, o programa foi estabelecido para desenvolver cinco áreas demonstrativas de manejo florestal e exploração de impacto reduzido na Amazônia em um prazo de três anos. Desde 2006, o IFT é também reconhecido oficialmente pelo Governo Brasileiro como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e atua hoje em treinamento, extensão, pesquisa aplicada e estudos estratégicos.

No início de 2011, o IFT já contava com cerca de 4.500 pessoas treinadas em práticas de manejo florestal sustentável e exploração madeireira de impacto reduzido. Além disso, pelo menos 12.000 pessoas, desde profissionais da área florestal a consumidores comuns, foram atingidas por atividades de sensibilização. Centro de referência em manejo florestal na região, o IFT apóia, mesmo que de forma indireta por meio de treinamentos, a maioria dos empreendimentos certificados pelo FSC em florestas naturais amazônicas. Para o IFT, manejar a floresta é conservá-la para sempre.
http://www.ift.org.br/


 

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: