São Paulo, 04/08/2011

STIHL lança campanha contra a falsificação de produtos com a marca

Com um portfólio de 55 ferramentas motorizadas voltadas aos mercados florestal, agropecuário, jardinagem e doméstico, a STIHL está lançando campanha de alerta contra a comercialização de produtos piratas da marca. Assinada pela Giacometti Comunicação, a campanha tem anúncios em jornais, spots em rádios, outdoors, volantes e cartazes nos pontos de venda autorizados da STIHL, com muitas informações ao consumidor sobre acidentes e risco de vida provocados por produtos piratas.

São Paulo, 4 de agosto de 2011 – Com o selo "STIHL contra a pirataria" presente em todas as peças, a empresa líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas está lançando uma ampla campanha, em todo o pais, de alerta contra a comercialização de produtos piratas da marca. Anúncios em jornais, spots em rádios, outdoors, volantes e cartazes nos mais de 1.750 pontos de venda autorizados da STIHL informam ao consumidor que a empresa vem constatando diversos casos de pirataria de produtos da marca que, embora sejam imitações grosseiras, chegam a enganar muitos consumidores, com enormes prejuízos uma vez que podem provocar acidentes e colocar em risco a vida dos usuários.
"Consideramos essa campanha da maior importância, uma vez que a falsificação de produtos é extremamente prejudicial para a economia, para o consumidor e para a marca. É um crime que pode trazer graves riscos aos usuários. A STIHL combate a pirataria de todas as formas que estão a seu alcance", afirma Romário Britto, Gerente de Marketing da STIHL.

As peças da campanha começam com a chamada "A STIHL alerta. Estão sendo comercializados produtos falsificados com a marca". Destacam ainda que "produtos originais STIHL só são comercializados através da rede autorizada STIHL", explicando ao consumidor: "Só assim você garante durabilidade, desempenho e segurança no uso de ferramentas motorizadas. Pirataria afeta a economia, a geração de empregos e coloca em risco a vida de quem usa equipamentos falsos. Um produto original STIHL é garantia de satisfação e segurança". A STIHL também solicita à rede de concessionárias que, ao constatar uma ação de pirataria, relate o ocorrido por meio do e-mail pirataria@stihl.com.br.

A STIHL tem verificado o aumento da pirataria especialmente no ano de 2011. A situação está bastante difícil e a luta contra a pirataria é muito ingrata. Só nos três primeiros meses do ano, as notificações formais de máquinas apreendidas que chegaram à empresa via concessionárias superaram o número de notificações verificado durante todo o ano de 2010. Notificações formais são aquelas nas quais constam todos os dados que confirmam a pirataria do equipamento, com foto e outras informações como a forma de distribuição dos produtos piratas e preços praticados. Até maio de 2011, a STIHL recebeu 50 notificações formais das concessionárias. Mas esse número certamente representa apenas um pequeno percentual em relação ao total de máquinas pirateadas, que é difícil de quantificar. Aumentou também o número de casos em que a STIHL comparece à Polícia para confirmar a denúncia e fazer o reconhecimento do equipamento pirata.
Os equipamentos pirateados são em geral fabricados na China e entram no Brasil via Bolivia e Paraguai. Embora a origem seja chinesa, o comprador pode pedir para colocar a procedência que quiser, ou seja, o equipamento pode vir com a inscrição "made in Italy" ou outra qualquer. Quando entra no país, é colocado o logo STIHL. Quando o equipamento apresenta algum problema e o consumidor vai à concessionária, a pirataria é identificada. Há inclusive carros com a imitação da logomarca STIHL fazendo a comercialização dos produtos falsificados.
Excelência na produção
Marca global consolidada, a STIHL tem forte compromisso para com os seus clientes em relação à qualidade, durabilidade, assistência técnica e segurança. A excelência nos processos de produção da STIHL começa com a escolha criteriosa da matéria-prima de melhor qualidade. O aço, por exemplo, utilizado na produção dos conjuntos de corte (sabres de motosserras e lâminas de roçadeiras) é o que há de mais avançado, o que garante a precisão e a segurança das ferramentas.

Na linha de produção, a STIHL investe em equipamentos de ponta. Robôs, sistemas com comando numérico, tecnologias de mecânica fina e profissionais qualificados garantem a qualidade em cada etapa do processo. As peças são identificadas por meio de gravação a laser, o que permite a localização de cada unidade e do lote em qualquer ponto da cadeia de distribuição e comercialização.

A produção adota o conceito Lean e em toda a fábrica há pontos de encontro dos funcionários nas células, com mesas e painéis com informações e notícias. Um espaço para o debate e a troca de ideias que incentiva a melhoria contínua. A atenção à qualidade é prioritária.

Os diferenciais da STIHL levam à produção de um portfólio completo de ferramentas motorizadas para os mercados florestal, agropecuário, jardinagem e doméstico com tecnologia inovadora e excelente desempenho, tendo como foco principal as pessoas – a sua segurança e conforto – e o meio ambiente.


 

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: