São Paulo, 04/10/2011

Concessionária TIP Tratores adere à luta pela recuperação ambiental da Mata Atlântica

A TIP Tratores e Implementos, concessionária autorizada STIHL com sede em Campinas (SP), está contribuindo para recuperar a Mata Atlântica, uma das florestas mais essenciais do Brasil. A cada ferramenta STIHL adquirida pelos clientes, a TIP se compromete a plantar uma muda de árvore nativa, por meio de parceria com a Arvorar Soluções Florestais.

São Paulo, 4 de outubro de 2011 – Empenhada em motivar ações que viabilizem a restauração de áreas de Mata Atlântica como forma de assegurar os serviços ambientais prestados pela floresta, a TIP Tratores e Implementos – concessionária autorizada STIHL com sede em Campinas (SP) fechou parceria com a Arvorar Soluções Florestais, empresa especializada em reflorestamento. Com a iniciativa, para cada ferramenta motorizada STIHL comercializada, será plantada uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica. Desta forma, o consumidor que adquire uma ferramenta STIHL também ajuda a reflorestar a Mata Atlântica, sem pagar a mais por isso. Com a parceria fechada, as mudas já começam a ser plantadas.

Bem-sucedido em sua área de atuação, com unidades de negócio nas cidades de Campinas e Valinhos, no interior de São Paulo, Rogério Alves da Fonseca, proprietário da TIP, conta com uma equipe qualificada e motivada, com foco na transparência do atendimento e muita dedicação ao pós-venda. Com uma postura de responsabilidade socioambiental no dia a dia, Fonseca vinha amadurecendo há algum tempo a ideia de desenvolver um projeto maior nessa área. "Sempre procuramos minimizar o impacto no ambiente por meio de reciclagem de papéis, embalagens, peças descartadas na manutenção de máquinas e resíduos em geral. Agora estamos finalizando o processo de adoção da área verde em frente à loja de Campinas. Nesse caminho, a parceria com a Arvorar, facilitada pelos  contatos do consultor de vendas da STIHL na nossa região, Flávio Cremonesi, é ainda mais gratificante", afirma Fonseca.

Para o empresário, "pequenas ações, somadas, podem trazer grande resultado", razão pela qual ele acredita que a iniciativa poderá inclusive abrir portas para outras parcerias da Arvorar com clientes e fornecedores da TIP ou mesmo motivar outras empresas do segmento, que tenham preocupação ambiental, a seguir caminho semelhante. Por enquanto, a TIP é pioneira em seu segmento de atuação, passando a ser a primeira "concessionária verde" da STIHL no país, em um ano oficialmente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Florestas e em que a Mata Atlântica é listada como uma das dez florestas mais ameaçadas do mundo.

Após o repasse da verba referente à venda das ferramentas STIHL na TIP, a concessionária receberá um relatório da Arvorar com o local e a data do plantio. Essa nova floresta será monitorada até atingir sua maturidade.
Historicamente as áreas florestais brasileiras desde muito tempo sofrem diferentes graus de degradação. A Mata Atlântica, um dos principais biomas brasileiros, originalmente estendia-se desde o nordeste até o Rio Grande do Sul, ocupando todo o Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Hoje o que resta dessa exuberante floresta – rica em biodiversidade e provedora de serviços ecossistêmicos como a regulação das chuvas, do clima e proteção dos solos, entre outros benefícios diretamente relacionados ao homem –, em algumas regiões, não passa de 7% da mata original.

Não há como voltar no tempo, mas é possível recuperar, a médio e longo prazo, a região devastada e zelar por sua preservação. Existem dois tipos de reflorestamento: aquele que tem fim unicamente comercial, como reflorestamento de eucalipto para o uso da madeira ou ainda para a extração de celulose; e aquele voltado para a recuperação de áreas degradadas. No primeiro caso, a ideia é garantir matéria-prima para as indústrias. No segundo, a preocupação está em reconstituir a floresta o mais próximo possível de seu estado antes de ser desmatada – preservando lençóis freáticos (água), solo, animais, qualidade do ar e a manutenção do clima. É um pacote de benefícios ambientais para garantir a qualidade de vida às pessoas. É esse trabalho que a Arvorar executa em parceria com empresas interessadas em fazer parte da iniciativa, como a concessionária TIP.