São Leopoldo, 08/08/2016

Cultura inclusiva é uma realidade dentro da STIHL

Ação Mural Inclusivo oferece aos colaboradores com deficiência auditiva acessibilidade a informativos da Empresa

Giovana Godoy, colaboradora com deficiência auditiva, semanalmente grava em vídeo tradução do mural. Zoom

A STIHL, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, promove ao longo de seus mais de 40 anos de atuação no Brasil, iniciativas que ajudam a diminuir as barreiras invisíveis existentes na sociedade. Dentre todas as atividades realizadas pela a Empresa, a inclusão de funcionários com algum tipo de deficiência também faz parte da rotina da STIHL. Atualmente, 113 colaboradores possuem alguma limitação, sendo 53 surdos. A iniciativa Mural Inclusivo oferece acessibilidade de informações aos colaboradores com deficiência auditiva, oportunizando maior contato com a Língua de Sinais e favorecendo evolução na proposta de realidade inclusiva.

A iniciativa consiste na criação de vídeos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), traduzindo os materiais informativos expostos nos murais internos da STIHL. Os conteúdos são disponibilizados na rede local de computadores - a intranet. Quem traduz os cartazes dos murais para a LIBRAS é Giovana Godoy, colaboradora com deficiência auditiva que trabalha na área de Recursos Humanos, e que é formada em Gestão de RH. Semanalmente ela grava o vídeo fazendo a tradução do mural.

Diretoria da Empresa é capacitada para a LIBRAS
A diretoria da STIHL Brasil também já foi orientada para a comunicação com os colaboradores pela língua de sinais. De acordo com o presidente, Cláudio Guenther, a Empresa acredita que sua responsabilidade com a sociedade inicia com a sua perpetuação no mercado e com a sua atuação no desenvolvimento e inclusão social nas comunidades onde atua. "As necessidades dos novos colaboradores fazem parte de uma mudança cultural no que se refere à convivência na diversidade e, por isso deverão inserir-se nos fluxos e processos existentes na empresa", afirma.
Segundo a analista de Serviço Social da STIHL, Eliane Dall'Agnese, na medida em que recebem as condições peculiares (acessibilidade) e treinamentos para seu trabalho, cada profissional será demandado para suas atividades e poderá buscar seu desenvolvimento profissional em igualdade de condições com os demais colaboradores. "As oportunidades representam a possibilidade do exercício real da cidadania, incluindo seus direitos e deveres", conclui.

Downloads
Área de Imprensa

Material gráfico: