Como escolher uma roçadeira?

O guia para escolher a roçadeira ideal

Como escolher sua roçadeira

Para tornar a manutenção de áreas verdes mais fácil, rápida e simples, seja em casa ou profissionalmente, o ideal é utilizar uma boa roçadeira.

Além disso, é importante escolher o modelo correto de acordo com a sua necessidade. Confira aqui algumas dicas para escolher a roçadeira ideal:

  • Escolha sua tecnologia - é possível encontrar roçadeiras a combustão, elétricas e a bateria. Conheça um pouco sobre cada uma: 
Tipos de roçadeira

- Roçadeiras a combustão (gasolina) – Para quem deseja realizar atividades em ambientes ao ar livre, longe de rede elétrica e usufruir da liberdade de movimentos, pois o abastecimento destas máquinas pode ser feito em qualquer lugar. Os equipamentos a gasolina possuem diferentes faixas de potências, diferentes aplicações e características e conjunto de corte, estão disponíveis modelos desde para utilização doméstica até trabalhos de jardinagem profissional, agropecuária e manejo sustentável.

- Roçadeira elétrica – Livre de emissões, leve, silenciosa e fácil de operar: se houver uma tomada por perto, é possível trabalhar com cabo sem interrupções e de forma simples. As roçadeiras elétricas são voltadas especialmente para uso doméstico e em jardinagem.

- Roçadeira a bateria – Os produtos a bateria são indicados para atividades em ambientes fechados, assim como para trabalhos na própria casa e no jardim ou em áreas sensíveis aos ruídos como em zonas residenciais, espaços de lazer, universidades e hospitais. São livres de emissão de gases e têm baixo ruído, além de proporcionar grande liberdade de movimentos.

  • Considere qual trabalho você deseja realizar. Para trabalhos de jardinagem doméstica, prefira as roçadeiras elétricas, a bateria ou a combustão de baixa potência. Para trabalhos profissionais, escolha uma roçadeira mais potente.
  • O conjunto de corte utilizado fará toda a diferença na utilização da roçadeira. Existem vários tipos de conjuntos de corte disponíveis, confira:

Conjunto de corte TrimCut

Conjunto de corte AutoCut

Conjunto de corte SuperCut

Conjunto de corte PolyCut

Lâmina de quatro pontas

Lâmina de duas pontas

Lâmina de duas pontas em aço de blindagem

Lâmina de oito pontas

Lâmina de três pontas

Serra circular standard

Serra circular especial

  • Lembre-se de checar a compatibilidade das ferramentas de corte com cada roçadeira. Confira as possíveis combinações de conjuntos de corte com as roçadeiras STIHL:
Conjuntos de corte para roçadeiras
  • Procure por máquinas com bom balanceamento e boa relação peso-potência: leve para manusear e com boa potência para o trabalho.
  • Facilidade de uso é um fator importante na decisão de qual roçadeira comprar. A roçadeira é fácil de dar a partida? Tem comandos fáceis e acessíveis para o operador? Oferece atributos de segurança e de conforto?
  • Ao procurar um ponto de venda, questione sobre a potência que você precisa para determinado serviço. A rede de lojas STIHL está à disposição para lhe apresentar os modelos de motosserras mais apropriados para você.
  • Proteção é fundamental: não esqueça de levar para casa os equipamentos de proteção individual e utilizá-los sempre que for utilizar sua roçadeira. Utilize luvas, óculos e protetores auriculares, além de sapatos anti-derrapantes. Não utilize roupas soltas que possam atrapalhar o trabalho.
  • Certifique-se de não acionar sua roçadeira próximo a pessoas e animais de estimação, para evitar que qualquer pedaço de grama ou outro objeto que porventura esteja no solo seja arremessado contra eles.
Produtos STIHL Catálogo de produtos STIHL

A STIHL tem a ferramenta certa para atender às diferentes necessidades de cada mercado.

Confira
Roçadeiras STIHL Roçadeiras STIHL: um modelo para cada necessidade.

A STIHL apresenta a mais completa linha de roçadeiras do Brasil. Máquinas encorpadas para trabalhos intensos e leves para trabalhos ocasionais. Todas com alta tecnologia e excelente desempenho para realizar com eficiência as mais diversas atividades.

Confira!