O que fazer?
Se tiver encontrado ofertas atraentes ou websites suspeitos, ou em caso de dúvidas ou qualquer outra questão sobre esse tema, entre em contato pelo e-mail pirataria@stihl.com.br.
Preste atenção: o que inicialmente pode parecer um bom negócio poderá no final se tornar bastante caro. O baixo preço de ferramentas motorizadas falsificadas encontra-se de mãos dadas com a curta vida útil, menor potência e segurança reduzida dos motores. No entanto, as falsificações não são sempre oferecidas a preços baixos. Em muitos casos, os preços são apenas um pouco inferiores aos preços do produto original. Isto é feito para criar a impressão de que são produtos originais STIHL
Considerando que os produtos STIHL distinguem-se, entre outras características, pela qualidade rigorosa e padrões de segurança, o mesmo não se passa com as imitações. Em muitos casos, as máquinas quebram depois de um curto período de tempo de utilização, e como as peças de reposição não se encontram disponíveis, não podem ser reparadas. Além disso, os dispositivos criticos de segurança podem estar defeituosos ou totalmente ausentes. Por exemplo, o protetor de mão para a trava automática da corrente - o dispositivo de segurança mais importante numa motosserra.
As ferramentas STIHL tornaram-se foco de atenção para os imitadores. A maior parte das falsificações vêm da China e são parecidas com os produtos originais da STIHL, especialmente o esquema de cores laranja / cinza claro. Além disso, os consumidores são enganados por falsos adesivos com a marca STIHL, e em alguns casos denominações de modelos familiares como "MS 038" marcadas nas máquinas. Além das suas cores e designação do modelo, estas motosserras não têm nada em comum com as motosserras originais STIHL.
Preste atenção aos modelos que são vendidos na rua, em feiras, mercados e vendas ambulantes, pois são um possível sinal de falsificação, de produtos inferiores e de risco. O mesmo se passa com produtos colocados à venda na Internet. A STIHL distribui os seus produtos apenas através de concessionários autorizados, garantindo assim produtos originais, serviço e aconselhamento. No seu concessionário STIHL pode ter certeza de obter toda a qualidade STIHL, e não uma imitação.
A STIHL MS 250 C original (em cima) em comparação com uma contrafação (em baixo).
Primeiro, observe como a marca STIHL e o modelo aparecem no produto. Nos produtos originais, eles se encontram sempre gravados no material do equipamento, como nas laterais da motosserra e no sabre, nunca com adesivos ou pintada.
Além disso, o sistema de partida e aceleração das motosserras originais STIHL é unificado, nunca com um botão de desligar separado do restante, como em equipamentos falsificados. Esteja sempre atento a isso!
Por fim, nas motosserras originais STIHL, a tampa do sistema de arranque conta com várias frestas de ventilação, diferente dos equipamentos piratas que possuem poucas ou nenhuma abertura nessa peça – importante para o resfriamento do motor durante o uso da ferramenta.
Como nas motosserras, também é importante observar como a marca STIHL e o modelo aparecem na roçadeira. Nos produtos originais, eles se encontram sempre gravados no material do equipamento e nunca com adesivos.
O que fazer?
Se tiver encontrado ofertas atraentes ou websites suspeitos, ou em caso de dúvidas ou qualquer outra questão sobre esse tema, entre em contato pelo e-mail pirataria@stihl.com.br.
Reforçamos que produtos piratas, além de não cumprirem padrões de segurança, oferecendo grandes riscos à integridade dos usuários, não possuem nenhum tipo de garantia.
Outro ponto negativo é que, como o produto falsificado não oferece peças de reposição, não é possível consertá-lo em uma assistência técnica STIHL.
Vale lembrar também que a pirataria prejudica as indústrias locais, favorece a evasão de impostos e se relaciona com o crime organizado.
E lembre-se: pirataria é crime! Caso você se depare ou seja vítima de uma venda ilegal, procure imediatamente os órgãos de polícia ou de defesa do consumidor e realize a denúncia.